Banca de DEFESA: LAYSA MABEL DE OLIVEIRA FONTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAYSA MABEL DE OLIVEIRA FONTES
DATA : 10/03/2017
LOCAL: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/HUOL

Munitur: Um Sistema Próativa de Monitoramento e Avaliação das Atividades de Tutoria a Distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Educação a Distância, Mineração de Dados, Ambientes Virtuais de Apredizagem, Sistema Multiagente e Sistemas Inteligentes.

Atualmente, o Brasil vive um momento muito especial no âmbito da Educação a Distância (EaD), pois muitas vagas e novos cursos estão sendo abertos nessa modalidade de ensino. Para dar subsídio ao desenvolvimento da EaD, surge a necessidade de sistemas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). As interações que os alunos têm uns com os outros, com os professores e tutores, e com recursos educacionais, disponíveis nestes ambientes, são indicadores valiosos sobre a eficácia de uma experiência de aprendizagem. No entanto, o gerenciamento dos processos de aprendizagem em AVAs, com qualidade de interação e de acompanhamento, visando à permanência e o êxito dos alunos, exige cada vez mais do tutor. Esse fato deve-se tanto ao modelo pedagógico adotado quanto à necessidade de ferramentas para apoiarem o tutor nas suas atividades de acompanhamento dos alunos. Frente a este cenário, este trabalho busca, por meio de mineração de dados educacionais, propor um novo modelo de suporte as atividades de tutoria em AVAs e desenvolver uma arquitetura multiagente para apoiar este modelo. A arquitetura multiagente a ser desenvolvida será validada em um estudo de caso a ser realizado no AVA Moodle da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI