Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL RAMON MARQUES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANUEL RAMON MARQUES DANTAS
DATA: 11/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGEEC
TÍTULO:

Novos Modelos de Dispostivos Fotônicos Baseados em Fibras Ópticas Contituídas por Quase Cristais Fotônicos com Simetrias Seis e Doze Vezes.


PALAVRAS-CHAVES:

Fibras Ópticas, Acoplador Direcional Óptico, Quase Cristais Fotônicos, Dispersão Cromática.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

As fibras compostas por quase cristais fotônicos são do tipo micro estruturadas e não periódicas, que se caracterizam por apresentarem uma matriz padrão aperiódica capaz de formar estruturas com diferentes padrões de repetições. Esses modelos de estruturas não apresentam simetria de translação, normalmente presentes nos cristais fotônicos tradicionais e possuem um alinhamento muito incomum dos átomos, porém, formam estruturas sem lacunas, mas, que não se repetem regularmente. Desta forma, sob essas circunstâncias, podem originar simetrias de 6, 8, 10 e até 12 vezes. As fibras compostas por quase cristais fotônicos, do inglês, Photonics Quasi-Crystal Fibers (PQCF), podem apresentar simetria em altas ordens, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de fibras ópticas com dispersão cromática plana para diversos comprimentos de onda. A estrutura é originada a partir de seis e doze distribuições de buracos de ar, obtidos a partir da matriz padrão com um defeito causado pela ausência do furo central. Resultados preliminares mostram que a estrutura em análise apresenta uma dispersão cromática ultra plana para uma vasta gama de comprimentos de onda que podem variar de 1.100 à 1.800 nm . Os modelos de PQCF obtidos serão utilizados no desenvolvimento de acopladores com dois e três núcleos horizontais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Interno - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 11/11/2015 10:16
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao