Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ELVIS CARVALHO SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ELVIS CARVALHO SOUZA
DATA: 15/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio do LAMP
TÍTULO:

ESTUDO DE TECNICAS DE CONTROLE DE POSIÇÃO E VELOCIDADE DE UMA MÁQUINA SÍNCRONA DE ÍMÃ PERMANENTE SEM MANCAL


PALAVRAS-CHAVES:

Maquinas Sincronas, Motor Mancal, Controle de posição e controle de velocidade


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:

Os motores síncronos de imãs permanentes (MSIP) estão ganhando terreno no campo de aplicações com forte presença em aeromodelismo e veículos elétricos. Eles tendem a ser mais compactos e mais leves. A redução no peso e no volume se dar pela ausência do enrolamento do rotor substituído pelos imãs permanentes. Os MSIP trifásicos têm uma relação volume/potência ainda menor quando comparada com uma máquina de corrente contínua, por exemplo.

O presente trabalho tem como objetivo a implementação do controle da posição radial do rotor e também da velocidade de uma máquina síncrona trifásica sem mancal de quatro polos, com rotor de ímãs permanentes. Trata-se de um motor de pequenas dimensões, leve, eficiente, com boa resposta de torque e velocidade. Características que capacitam esta máquina a ser uma excelente opção para uso em uma bomba centrífuga de um coração artificial.

O grande diferencial de uma máquina sem mancal está no fato dela não possuir mancais mecânicos, o que possibilita as seguintes vantagens: baixa manutenção, redução no nível de ruídos, não necessita de lubrificação, e ausência de resíduos contaminantes oriundas de desgastes mecânicos e de lubrificantes.

O sistema de posicionamento do rotor é naturalmente instável e, portanto, requer o uso de um controlador PD para estabilizá-lo. Para tanto será desenvolvido o modelo matemático deste sistema, em seguida, serão feitos estudos para otimizar o controle de posição através da aplicação de técnicas de lógica difusa. Quanto ao controle de velocidade, será feito por controle vetorial por orientação de campo, a priori através de controle clássico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Externo à Instituição - FILIPE DE OLIVEIRA QUINTAES - IFRN
Externo à Instituição - JOSE ALVARO DE PAIVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 11/11/2015 09:58
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