Banca de DEFESA: HEITOR MEDEIROS FLORENCIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEITOR MEDEIROS FLORENCIO
DATA: 20/07/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Pesquisas e Inovação em Tecnologia da Informação: NPITI
TÍTULO:

Ferramenta de Avaliação e Inferência de Parâmetros de Redes Industriais Sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

Redes Industriais, Redes de sensores sem fio, Estatística descritiva, Redes neurais artificiais, WirelessHART, ISA 100.11a.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:

 

As redes de sensores sem fio (RSSF) estão gradativamente ganhando espaço no ambiente industrial devido à possibilidade de conectar pontos de informação que eram inacessíveis com as redes cabeadas. Contudo, existem vários desafios na implantação e aceitação dessa tecnologia no meio industrial, sendo um deles a garantia de disponibilidade da informação, a qual pode ser influenciada por vários parâmetros, como a estabilidade dos caminhos de dados e o consumo de energia do instrumento de campo. Nesse sentido, neste trabalho foi desenvolvido uma ferramenta de avaliação e inferência de parâmetros de redes industriais sem fio baseadas nos protocolos WirelessHART e ISA 100.11a. A ferramenta disponibiliza funcionalidades de avaliação quantitativa, como quantitativo de pacotes, qualitativa e por inferência durante um determinado tempo de execução da rede. As avaliações quantitativa e qualitativa são baseadas nas próprias definições dos parâmetros, como a definição de estabilidade, ou em ferramentas da estatística descritiva, como médias e diagramas de caixa. Já na avaliação por inferência é utilizada a técnica de rede neural artificial para estimar os parâmetros, como vida útil da bateria. Por fim, são apresentados os resultados do uso da ferramenta em diferentes cenários de redes, redes em estrela e em malha, assim atestando a importância do uso de ferramentas de avaliação do funcionamento dessas redes para apoiar possíveis adequações ou manutenções do sistema.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DENNIS BRANDAO - USP
Notícia cadastrada em: 18/06/2015 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao