Banca de QUALIFICAÇÃO: NAIYAN HARI CANDIDO LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIYAN HARI CANDIDO LIMA
DATA: 22/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação
TÍTULO:

APRENDIZAGEM POR REFORÇO COMO AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO EM SELF-TRAINING


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizado de Máquina, Classificação de Padrões, Aprendizagem por Reforço, Aprendizado Semi-supervisionado, Self-training


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
RESUMO:

O aprendizado de máquina comumente se define entre os dois paradigmas tradicionais: aprendizado supervisionado e aprendizado não-supervisionado. Contudo, há uma gama de problemas de classificação que não se encaixam nesses paradigmas, e a busca pela solução desses problemas motiva a pesquisa em aprendizado semi-supervisionado.

Dentro deste paradigma de aprendizado, a subárea de invólucro semi-supervisionado trata de técnicas que utilizam métodos supervisionados para resolver problemas semi-supervisionados, encontrando formas de extrair informações dos dados não-rotulados. O Self-training, uma dessas técnicas, utiliza a confiança do próprio classificador como ferramenta de decisão na evolução do algoritmo, o que pode gerar problemas de propagação de erros.

A aprendizagem por reforço é uma abordagem bastante reconhecida na área de problemas de decisão seqüencial, ajustando seus parâmetros com a experiência das decisões. Esta pesquisa busca desenvolver uma modelagem do problema do self-training como um problema de decisão seqüencial, de forma a utilizar a aprendizagem por reforço para treinar um agente capaz de tomar essa decisão, buscando solucionar os problemas apresentados por self-training.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 1837240 - MARCELO AUGUSTO COSTA FERNANDES
Externo ao Programa - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 350241 - JORGE DANTAS DE MELO
Externo à Instituição - FRANCISCO CHAGAS DE LIMA JUNIOR - UERN
Notícia cadastrada em: 02/01/2015 09:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao