Banca de DEFESA: ELIEL POGGI DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIEL POGGI DOS SANTOS
DATA: 29/01/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Mini auditório PPgEEC
TÍTULO:

Projeto de absorvedores de micro-ondas integrados com superfícies seletivas em frequência


PALAVRAS-CHAVES:

Absorvedor de Microondas, Superfície Seletiva em Frequência, Método dos Circuitos Equivalentes, Matriz de espalhamento


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Com o rápido crescimento dos sistemas de comunicações sem fio, estudos envolvendo absorvedores de ondas eletromagnéticas tem despertado grande atenção pelos pesquisadores. Suas aplicações vão desde sistemas indoor até aplicações militares. Em paralelo a esse crescimento, os estudos crescentes emSuperfícies Seletivas em Frequência (FSS) permitem que suas propriedades de filtragem sejam aplicáveis em diversos sistemas como em antenas refletoras, em radomes passa-faixa e em absorvedores que será o foco desse trabalho.

Esse trabalho tem como objetivo projetar absorvedores de micro-ondas usando FSS. A metodologia consiste basicamente em duas etapas: na primeira fase, uma análise teórica e numérica das estruturas envolvidas no processo de absorção e na segunda fase, a construção das estruturas. Para a análise será utilizado o Método dos Circuitos Equivalentes que prevêcaracterísticas detransmissão da estrutura para uma onda plana comincidêncianormal e requer recursos computacionais muito limitados quando comparados aos métodos de análise de onda completa e, portanto, é útil para predizer com rapidez o desempenho das estruturas. Também será usada a Matriz de espalhamento para cascatear a FSS condutiva e a FSS resistiva obtendo propriedades de absorção na faixa projetada.

É apresentado o desenvolvimento matemático, pelo Método dos Circuitos Equivalentes, da modelagem de uma FSS com geometria do tipo dipolo cruzado e uma FSS resistiva como também o resultado cascateado entre as duas estruturas. Melhoramentos serão discutidos na conclusão como também as próximas etapas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2524053 - ANTONIO LUIZ PEREIRA DE SIQUEIRA CAMPOS
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Externo ao Programa - 1840342 - MARCIO EDUARDO DA COSTA RODRIGUES
Externo à Instituição - ALFREDO GOMES NETO - IFPB
Notícia cadastrada em: 18/12/2014 08:15
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao