Prêmio de Teses da CAPES de 2014

    Aos nove dias do mês de julho de 2014, foi realizada a reunião para classificação dos candidatos ao Prêmio de Teses da CAPES de 2014, tendo como participantes os Professores Antonio Luiz Pereira de Siqueira Campos (presidente), Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui (membro), Luiz Marcos Garcia Gonçalves (membro) e Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira (membro), e concorrendo ao prêmio de Melhor Tese do PpgEEC os seguintes candidatos: Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva, João Paulo de Souza Medeiros e Rafael Beserra Gomes. Tendo como base as normas de julgamento constantes do Edital do Prêmio de Teses da CAPES 2014, a classificação abaixo foi definida:

Ordem

Aluno

1

Ivanovitch Medeiros Dantas da Silva

2

Rafael Beserra Gomes

3

João Paulo de Souza Medeiros

Após análise da documentação e levando em conta os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e valor agregado ao sistema educacional, a comissão chegou à classificação em questão. Para isso, foram analisados o número de artigos publicados, qualidade dos periódicos e dos congressos científicos, capítulos de livros e livros, dentre outros. Ressalta-se que dentre as principais contribuições da tese destacam-se a proposição inovadora de modelagem de infraestruturas críticas via abordagem de grafos e o respectivo mapeamento de grafos para o formalismo de árvores de falhas, que é abordagem padrão de análise quantitativa de dependabilidade de sistemas. Além disto, a tese ainda propôs o uso de um algoritmo de minimização de grafos baseado em cortes mínimos, o que melhorou sobremaneira o desempenho computacional da solução quando comparada com as outras abordagens disponíveis na literatura. Por fim, na tese utilizou exemplos de topologias de redes de sensores sem fio industriais para se validar a proposta. Assim, essa tese apresenta diversas contribuições importantes, tanto do aspecto de proposição de uma nova metodologia para análise dependabilidade de sistemas críticos, quanto da proposição de melhoria de desempenho computacional para viabilizar análise de sistemas mais complexos. 

Notícia cadastrada em: 10/07/2014 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao