Ambiente para Desenvolvimento e Avaliação de Atividades de Robótica Educacional
Robótica Educacional, Sistema de Avaliação, Programação Robótica
Em pesquisa no ramo da robótica educacional vimos a possibilidade de utilização desta ferramenta para auxiliar alunos em sala de aula, buscando facilitar o entendimento de assuntos vistos de sala de aula. No entanto, sua utilização não se limita a estes tópicos, mas abrange também o ensino da programação para crianças e adolescentes. Muitos estudos citam o uso da robótica educacional em sala de aula, como uma ferramenta de auxílio ao professor. Neste trabalho propomos a criação de um ambiente de robótica educacional que pode ser utilizado tanto em sala de aula, com a supervisão do professor, como em casa. O professor é responsável por cadastrar atividades de robótica no ambiente virtual, e o aluno tem acesso a tais atividades, podendo praticar os assuntos vistos em sala de aula. Propomos também criar um sistema, associado ao ambiente virtual de robótica educacional, capaz de avaliar o aluno no desenvolvimento das atividades cadastradas pelo professor. Este sistema irá analisar a evolução dos alunos, indicando os seus pontos fracos, e os orienta a desenvolver mais atividades que melhorem esta habilidade na qual eles possuem dificuldade. É de extrema importância frisar que o uso deste sistema só é possível com o auxílio de um professor capacitado. O professor é responsável por ensinar o aluno sobre robótica e programação, além de cadastrar as atividades no sistema aqui proposto. Analisaremos sistemas de avaliação buscando a melhor forma de computar os pontos de um aluno ao fim de uma atividade. Como contribuição à comunidade, o sistema proposto pode ser utilizado para aumentar a adesão das escolas brasileiras às metodologias de robótica educacional.