Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO TEIXEIRA DE CARVALHO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO TEIXEIRA DE CARVALHO NETO
DATA: 18/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do LAMP
TÍTULO:

Controle de Ciclo Único Aplicado em Sistemas Fotovoltaicos Autônomos em um Microgrid de Corrente Contínua


PALAVRAS-CHAVES:
Sistemas fotovoltaicos, Conversores, OCC, MPPT, Microgrid.

PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
ESPECIALIDADE: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais
RESUMO:
A integração de sistemas com módulos fotovoltaicos, turbinas eólicas, outras fontes de energias renováveis, armazenamento de energia e cargas são esperados para desempenhar um papel significativo no futuro para o fornecimento de eletricidade. A interligação em rede destes sistemas fornecendo média e baixa tensão, dar-se o nome de Microgrid.
As técnicas de controle convencionais utilizadas nestes sistemas para regulação da tensão apresentam transitórios indesejáveis que podem ser provocados por variações de tensão nas fontes de energia ou pela variação das cargas conectadas ao Microgrid. Estes transitórios podem vir a danificar outras cargas e baterias que estejam conectadas ao barramento principal do Microgrid.
O sistema proposto neste trabalho, trata-se de um sistema fotovoltaico autônomo que utiliza uma técnica de controle de ciclo único (OCC) para rastrear o ponto de máxima potência de um painel fotovoltaico e regular a tensão entregue à uma bateria e um barramento CC em um Microgrid CC. Dessa forma, espera-se que a técnica de controle OCC apresente uma resposta rápida e com o mínimo de transitório possível na regulação de tensão e no rastreamento do máximo ponto de potência, validando e aprovando sua eficiência em relação às técnicas de controle convencionais.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2453033 - ANDERSON LUIZ DE OLIVEIRA CAVALCANTI
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Externo ao Programa - 1569480 - JOSSANA MARIA DE SOUZA FERREIRA
Externo à Instituição - ALBERTO SOTO LOCK - UFRN
Notícia cadastrada em: 26/06/2014 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao