Banca de DEFESA: ÍCARO LINS LEITÃO DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍCARO LINS LEITÃO DA CUNHA
DATA: 22/01/2014
LOCAL: Mini-Auditório do PPgEEC

Revisitando o Problema de Visibilidade para Visualização Tridimensional

Visibilidade; Estrutura de Visualização; Visualização 3D em Tempo Real; Corte de Primitivas Ocultas

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Processamento Gráfico (Graphics)

Nós revisitamos o problema de visibilidade, que visa determinar um conjunto de primitivas potencialmente visíveis em um conjunto de dados gemétricos representados por uma estrutura de dados, por exemplo uma malha de polígonos ou de triângulos, propondo uma solução para acelerar o processamento em aplicações em visualização tridimensional. Introduzimos uma estrutura enxuta, no sentido de abstração e redução de dados, que pode ser usada para aplicações on-line e interativas. O problema de visibilidade é especialmente importante na visualização 3D de cenas representadas por grande volume de dados, em que não é interessante manter todos os polígonos da cena em memória, pois implicaria em um maior tempo gasto na renderização, ou sendo até mesmo impossível mantê-los todos em volumes imensos de dados.
Nestes casos, dada uma posição e uma direção de visualização, o objetivo principal é determinar e carregar o mínimo possível de primitivas (polígonos) da cena, visando acelerar a etapa de renderização. Para este propósito, nosso algoritmo executa o corte de primitivas (culling) usando um paradigma híbrido baseado em dois modelos conhecidos. A cena é subdividida em células de uma grade, sendo associada a cada uma dessas células as primitivas pertencentes a elas, e finalmente determinado o conjunto de primitivas potencialmente visíveis. A novidade é o uso da triangulação J1 para criar a subdivisão em grade. Escolhemos esta estrutura devido às suas características relevantes de adaptatividade e algebrismo (facilidade de cálculos). Os resultados mostram uma melhoria substancial sobre os métodos tradicionais quando aplicados separadamente. O método introduzido neste trabalho pode ser usado em dispositivos sem processador dedicado ou com baixo poder de processamento, como telefones celulares ou dispositivos com display embarcado ou ainda para visualizar dados através da Internet, tal como em aplicações de museus virtuais.

Externo à Instituição - ANDERSON ABNER DE SANTANA SOUZA - UERN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI