Banca de QUALIFICAÇÃO: ADJAIR FERREIRA BARROS FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADJAIR FERREIRA BARROS FILHO
DATA: 12/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio do LAMP
TÍTULO:

Nova proposta de motor-mancal utilizando uma maquina sincrona de imã permanente


PALAVRAS-CHAVES:

Moyot-Mancal; Maquinas Sincronas, Acionamento


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência
RESUMO:

Ao longo dos últimos anos, vem-se investindo na pesquisa aplicada aos motores de indução com mancais-motor para aplicações industriais. Estes estudos encontram sua melhor representação em (ORTIZ, 1994), (DAVID, 2000), (SANTISTEBAN, 1999), (FERREIRA, 2006) e (PAIVA 2008). Em todos estes trabalhos a ênfase quase única é no controle de posição pelo mancal-motor utilizando os diversos controladores.

As aplicações a que se destinam os mancais magnéticos ou as máquinas sem mancais são aquelas, onde uma ou mais das seguintes condições devem ser satisfeitas:Os rotores em movimento são normalmente mantidos na posição desejada por meio de mancais. Alguns destes, os mancais radiais, evitam movimentos em direções perpendiculares ao eixo, ao passo que os mancais axiais se encarregam dos movimentos na direção do eixo. As soluções tecnológicas mais comuns para este tipo de posicionamento empregam mancais mecânicos tradicionais, mas os últimos anos testemunharam a introdução e a disseminação do uso de dispositivos magnéticos para gerar as forças restauradoras. Estes dispositivos são chamados de Mancais Magnéticos. Pode-se dizer que este campo de aplicações atingiu um estágio maduro atualmente, como pode ser visto pelo vasto número de publicações (KNOSPE & COLLINS 1996), (D.F.B. DAVID 2000), (G. SCHWEITZER & TRAXLER 1994), (R. SCHOB 1994), (A. SALAZAR 1993), (J. YOUNG BEAMS 1942) e (A. CHIBA 1994).

1. O atrito entre as partes girante e fixa deve ser minimizado para que se atinga altas rotações sem comprometer a eficiência;

2. Necessidade de eliminar a emissão de partículas contaminantes, devido ao atrito mecânico de rolamentos comuns;

3. Necessidade de se isolar hermeticamente algum fluido a ser bombeado, evitando a contaminação do mesmo ou vazamento;

4. Necessidade de se eliminar os sistemas de lubrificação a óleo para rolamentos mecânicos;

5.  Necessidade de um sistema de alta confiabilidade, eficiência e durabilidade.

     Uma das áreas de aplicação dos sistemas de motor-mancal, pode ser encontrada em vários tipos de corações artificiais. Os principais motivos da utilização dos motores mancais nesta aplicação são para que os mesmos possuam elevada durabilidade mecânica, confiabilidade, eficiência e tamanho pequeno para implantação. Pois o dispositivo deverá ser conduzido no corpo do paciente por vários anos, com a mínima intervenção para manutenção.

      Neste trabalho, têm-se os seguintes objetivos:

1. Aprofundar os conhecimentos da tecnologia de máquinas de ímã permanente (síncrona) sem mancais com respeito a:

- Projetar e construir uma máquina elétrica de ímã permanente (síncrona) ;

- Utilização das técnicas de controle vetorial para uma máquina deste tipo.

  Que permitam desacoplar o controle das forças de posicionamento radiais e o controle de torque ;

- Métodos de controle usando técnicas digitais e microcontroladores para este tipo de sistema ;

- Utilização de sensores para a medição do posicionamento radial do rotor [Chiba et all, 2005];

2. Montar um sistema de máquinas sem mancais, onde diferentes testes possam ser realizados o que permitirá o desenvolvimento de um protótipo industrializável [Okada et all, 2002];

3. Aprofundar os conhecimentos da utilização desse tipo de máquina para aplicações, tais como em bombas centrífugas para coração artificial e outros .

- Uma das metas principais deste projeto será o desenvolvimento de um protótipo de uma bomba centrífuga para fluidos, utilizando uma máquina síncrona sem mancal. Lembrando sempre que a mesma requer algumas características que devem ser cuidadosamente observadas. A máquina deverá ser compacta, silenciosa, eficiente, durável e de fácil controle. Observando essas características, a máquina síncrona trifásica de ímã permanente sem mancais  foi escolhida por não apresentar enrolamentos no rotor, o que reduz seu volume; por ter o ruído reduzido devido à ausência de mancais mecânicos; por apresentar facilidade no seu controle de velocidade; baixa manutenção; e por apresentar menor volume para uma mesma potência quando comparada com uma máquina de CC. O rotor de ímã permanente é externo ao estator e o sistema é protegido por um envólucro . O estator da máquina síncrona comporta um enrolamento convencional para a geração do torque e também um enrolamento adicional para o controle de posição radial. No topo da máquina são posicionados sensores que medem tanto a posição radial (horizontal) do rotor como a posição axial (vertical). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 1569480 - JOSSANA MARIA DE SOUZA FERREIRA
Externo à Instituição - JOSE ALVARO DE PAIVA - IFRN
Externo à Instituição - RICHARD MAGDALENA STEPHAN - UFRJ
Notícia cadastrada em: 06/11/2013 09:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao