Banca de DEFESA: HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE
DATA: 02/09/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia
TÍTULO:

Desenvolvimento de um Ressoador Retangular de Fenda com Múltiplas Camadas de Substrato e com Utilização de Material PBG para Sistema de Comunicação Sem Fio


PALAVRAS-CHAVES:

Antena de Fenda, Ressoador Retangular de Fenda, Banda Fotônica Proibida, Múltiplas Camadas, Método da Linha de Transmissão Transversa


PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

No mundo globalizado moderno, as telecomunicações assumiram papel fundamental dentro das sociedades, provocando um grande aumento de demanda pela a tecnologia de comunicação sem fio, que vem acontecendo nos últimos anos tem aumentado bastante o número de aplicações que utilizam esta tecnologia. Em decorrência dessa demanda, novos materiais são desenvolvidos no sentido de possibilitar novos mecanismos de controle e propagação de ondas eletromagnéticas. A pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para comunicação sem fios apresenta caráter multidisciplinar que abrange desde o estudo de novas geometrias para antenas passivas, ativas até o de desenvolvimento de materiais para dispositivos que melhorem se desempenho naquela faixa de freqüência de operação.

Recentemente as antenas planares tem despertado interesses devido as suas características e vantagens que oferecem quando comparadas com os demais tipos de antenas.

Na área de comunicações móveis a necessidade de antenas desse tipo, tem se tornado cada vez mais utilizada devido ao intenso desenvolvimento, que necessita de antenas que operem em multifrequência e em banda larga. As antenas de microfita apresentam largura de banda estreita devido às perdas no dielétrico geradas pela irradiação. Outra limitação é a degradação do diagrama de irradiação devido à geração de ondas de superfície no substrato. Algumas técnicas estão sendo desenvolvidas para minimizar esta limitação de banda, como é o caso do estudo de materiais do tipo PBG – Photonic Band Gap, para compor o material dielétrico.

Este trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de projeto de um ressoador de fenda com múltiplas camadas e com utilização de substrato do tipo PBG, onde fora realizada a otimização a partir da analise numérica e em seguida, projetado o dispositivo proposto inicialmente para a faixa do espectro eletromagnético compreendida entre 3-9 GHz, que inclui basicamente a banda S até X. Foi utilizado como material dielétrico o RT/Duroid 5870 e RT/Duroid 6010.2LM onde ambos são laminados cerâmicos - PTFE com constantes dielétricas de 2.33 e 10.2, respectivamente. Através de uma investigação experimental foi realizado uma análise dos resultados simulados versus medidos observando o comportamento das características de radiação a partir da variação da altura das multicamadas de subtrato dielétrico.

Foi utilizado também o método LTT às estruturas ressoadoras retangulares de fenda com múltiplas, para a obtenção da freqüência de ressonância bem como toda a teoria que envolva os parâmetros eletromagnéticos da estrutura em estudo.

As análises desenvolvidas neste trabalho foram realizadas com utilização do método LTT – Linha de Transmissão Transversa, no domínio da Transformada de Fourier que utiliza uma componente de propagação na direção y (transversa à direção real de propagação z), tratando assim as equações gerais dos campos elétricos e magnéticos em função de e . A teoria PBG será aplicada para a obtenção da permissividade relativa para as polarizações s e p dos substratos compostos de material fotônico.

Os resultados são obtidos com o software comercial Ansoft HFSS, usado para a análise precisa do comportamento eletromagnético do dispositivo planar em estudo, por meio do Método dos Elementos Finitos (FEM).

Resultados numérico-computacionais são apresentados em forma de gráfico em duas e três dimensões, para aos parâmetros de perda de retorno, frequência de radiação, e diagrama de radiação para o dispositivo em estudo, e que tem como substratos, materiais fotônicos e que fora simulado em uma ferramenta computacional apropriada. No que diz respeito ao projeto do dispositivo planar em estudo são apresentados os resultados simulados e medidos que apresentam boa concordância com as medições efetuadas. Estes resultados consistem principalmente na identificação dos modos de ressonância e na determinação das características do dispositivo projetado, como freqüência de ressonância, perda de retorno e diagrama de radiação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 1837410 - VALENTIN OBAC RODA
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO PAVÃO - UFERSA
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UERN
Externo à Instituição - ROBERTO RANNIERE CAVALCANTE DE FRANCA - IFPB
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 11:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao