ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DESENVOLVIMENTO DA PRECEPTORIA NOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS DO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN
Preceptoria. Educação Continuada. Colaboração Intersetorial
Com o processo de interiorização do ensino superior em saúde, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) trouxe para o Seridó Potiguar oportunidades de qualificação profissional através das Residências Multiprofissionais Materno Infantil e de Atenção Básica (PRMAB), programas de pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino em serviço. Este tipo de ensino visa qualificar profissionais, residentes e a rede de serviços da região onde se inserem, além de estreitar laços e fortalecer a integração do ensino-serviço-comunidade. Para além dos serviços de saúde, na cidade de Caicó/RN os residentes do PRMAB também são direcionados aos serviços da política de Assistência Social. Com isso, para os profissionais que estão nos cenários de prática em que os residentes são direcionados, tem-se uma nova função, a de preceptor, a qual se torna um desafio tanto para aqueles que estão nos serviços de saúde, como nos serviços socioassistenciais. Objetivou-se implementar estratégias para o desenvolvimento da preceptoria nos serviços socioassistenciais, além de fortalecer a promoção de ações de articulação do processo ensino-serviço-comunidade. Estudo qualitativo, pesquisa- ação, desenvolvido com profissionais preceptores dos serviços socioassistenciais do município de Caicó/RN, entre outubro e dezembro de 2024. Aplicou-se um questionário e estruturas quatro oficinas de educação, com a participação de sete profissionais, assim intituladas: 1- Programa de Residência Multiprofissional e seu plano pedagógico; 2- Preceptoria; 3- Ensino, serviço e comunidade; 4- Intersetorialidade. Apesar de os serviços socioassistenciais serem cenários de rodízios dos residentes do PRMAB desde o início, há fragilidades a serem enfrentadas, considerando-se a instabilidade dos vínculos e precarização dos serviços. Há dificuldades no entendimento acerca do PRMAB pelos preceptores, e função do residente; limites e possibilidades de atuação junto à equipe do serviço; o que é preceptoria; e a necessidade de aproximação com a instituição formadora (EMCM). Busca-se com isso qualificar a preceptoria ofertada aos residentes, para que possam de fato compreender a essência da política de assistência social dentro da rede e saúde (intersetorialidade).