OFERTA EDUCACIONAL PARA ATENDIMENTO INICIAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ÁREAS RURAIS: NECESSIDADES DE SAÚDE, CULTURA E VIVÊNCIAS COMO PRINCÍPIOS FORMATIVOS
Educação Médica, Serviços de Saúde Rural, Emergências.
Introdução: Os municípios rurais e remotos no Brasil apresentam particularidades quanto aos meios de acesso, às características da população e às formas de uso dos territórios. Metade da população reside no interior, fora da sede municipal. Os serviços de APS são a principal fonte de acesso à saúde, com equipes completas da ESF em UBS da sede, mas nas áreas mais rurais ou rarefeitas a atuação da equipe é marcada por falhas de infraestrutura, alto custo de manutenção da UBS e dificuldades de deslocamento e para fixação dos profissionais, especialmente do médico. Objetivo: Sistematizar produtos técnicos educacionais para profissionais e usuários com foco no atendimento inicial de urgência e emergência na equipe de Estratégia Saúde da Família em áreas rurais, a partir das necessidades de saúde, cultura e vivências dos usuários das comunidades rurais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada a partir das seguintes etapas: identificação das necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde e usuários residentes em áreas remotas, elaboração dos produtos técnicos educacionais para profissionais e usuários e validação pelo público-objetivo e especialistas. A pesquisa foi realizada nas áreas rurais do município de Caicó, região Seridó do Estado do Rio Grande do Norte. Os participantes do estudo foram profissionais de saúde da estratégia de saúde da família das comunidades e usuários dos serviços de saúde – moradores das respectivas comunidades. Os procedimentos para coleta dos dados foram entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram analisados a partir da análise temática categorial. Resultados: A análise dos dados permitiu a elaboração de quatro categorias: limitações do contexto rural para o atendimento inicial às urgências e emergências; práticas populares no atendimento às urgências e emergências; necessidade de oferta educacional coerente significativa para o contexto rural e formação para os usuários. Dois produtos técnicos educacionais foram elaborados: uma proposta de oferta educacional para profissionais de saúde com a adoção de metodologias ativas, interativa e centradas no aprendiz, onde os temas abordados na estão relacionados aos eventos que mais acontecem no contexto rural. Vídeos curtos – de no máximo 2 minutos – para divulgação juntos aos usuários. Os produtos educacionais levaram em consideração a cultura e contexto de vida e saúde das comunidades rurais. Considerações finais: As comunidades rurais têm especificidades de vida e saúde que precisam ser consideradas na dinâmica de oferta de serviços de saúde e na formulação de políticas coerentes com as necessidades de saúde dos membros dessas comunidades. Por essa razão é importante elaborar novas formas de educação dos profissionais de saúde atuantes nesses territórios e dos futuros profissionais para que as práticas em saúde sejam coerentes com os perfis dessas comunidades e, consequentemente, mais resolutivas.