OFERTA EDUCACIONAL PARA QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER NO PROCESSO PARTURITIVO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
Educação interprofissional; Práticas colaborativas; Parto; Saúde da mulher.
O processo parturitivo é dinâmico, complexo e necessita de uma atenção integral e segura. Apesar dessa necessidade a lógica do trabalho em saúde ainda é marcada pela fragmentação das práticas, típico do modelo profissional-centrado. Tomando por base essa problemática, a educação interprofissional pode ser adotada para qualificar o pessoal para o efetivo trabalho em equipe no enfrentamento das necessidades relacionadas a atenção à saúde da mulher no período parturitivo. O objetivo da pesquisa foi sistematizar um processo de qualificação em serviço para a atenção à saúde da mulher no processo parturitivo a partir das bases teórico-conceituais e metodológicas da educação interprofissional. Estudo metodológico, de abordagem qualitativa realizado com profissionais e residentes que atuam no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, na cidade de Caicó-RN. O estudo contemplou o estabelecimento da estrutura conceitual; definição das competências e objetivos; construção dos itens da proposta; seleção e organização dos itens. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da análise temática categorial. O processo de análise de dados permitiu a elaboração de categorias temáticas, que por sua vez orientaram a elaboração da estrutura teórica, conceitual e metodológica da oferta educacional orientada pelos pressupostos da educação interprofissional. As categorias temáticas encontradas foram: trabalho multiprofissional: pouca interação e questões identitárias da equipe; atenção centrada na usuária; Limitada compreensão dos papeis profissionais; Trabalho colaborativo X processo formativo. A oferta educacional abordou os aspectos identificados nas categorias temáticas. A estrutura da oferta educacional foi organizada em: competências esperadas, objetivos de aprendizagem, metodologias de ensino, cenários de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e avaliação da oferta educacional. Toda a proposta foi orientada pela explícita intencionalidade pedagógica no desenvolvimento de competências interprofissionais para a oferta de atenção integral e segura à mulher no processo partitivo.