CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM GUIA PARA O TREINAMENTO DE HABILIDADES CLÍNICAS
Semiologia. Medicina. Ensino-aprendizagem. Estudo de validação. Ensino médico. Habilidades Clínicas.
Introdução: Em 2001, o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de resolver o problema na formação em saúde, criaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCN), para guiar os projetos pedagógicos das escolas médicas. Com isso, iniciou-se o uso das metodologias ativas de aprendizagem que consistem em um modelo educacional que promove um processo de ensino-aprendizagem reflexivo e permite aos alunos estarem ativamente envolvidos e comprometidos com seu aprendizado, desenvolvendo autonomia e protagonismo na construção do conhecimento. Nesse sentido, a utilização do treinamento de habilidades como estratégia de ensino em laboratórios de habilidades e simulação clínica oferece aos estudantes a oportunidade de cometer acertos e erros durante o processo de aprendizagem, ajustar padrões e identificar fragilidades, contribuindo para a segurança e tomada de decisões nas práticas propostas. Objetivo: Construir e validar um guia para uso em treinamento de habilidades clínicas. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa metodológica que promoveu a investigação dos métodos de coleta, seleção, processamento e análise de dados, com elaboração, validação e avaliação das ferramentas e métodos de pesquisa, através de passos estabelecidos e debatidos a cada etapa concluída. Para isso, foram percorridas as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos para o guia; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do guia; e validação do guia.Resultados: A amostra foi composta, em sua maioria, pelo sexo masculino, com idade entre 35 e 39 anos. Quanto à área de atuação, 44,4% (n=8) eram enfermeiros e 44,4% (n=8) eram médicos. Quanto à formação profissional, a maioria apresenta título de especialista e mestrado e 50% (n=9) tem doutorado. O instrumento de validação demonstrou-se significativo ao atingir altos índices de representatividade, importância, clareza e pertencimento em relação aos fatores analisados, como “Identificação”, “Recursos humanos e materiais”, “Competências e habilidades”, "Conteúdo" e "Avaliação". Conclusão: O guia demonstrou-se com potencial para transformar práticas pedagógicas e enriquecer a experiência de aprendizado dos discentes. As etapas de validação evidenciaram índices de confiabilidade consistente e alinhados com os objetivos pedagógicos, confirmando que o guia atende às exigências de padronização e qualidade necessárias para o ensino eficaz de habilidades médicas.