EDUCACAO EM SAUDE BASEADA EM SIMULACAO PARA UMA EXPERIENCIA POSITIVA DE PARTURICAO
Educação em Saúde; Trabalho de Parto; Simulação Realística.
A assistência ao parto tem passado por diversas transformações, com vistas à adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto, como a simulação enquanto metodologia ativa, constitui-se como um importante recurso que favorece a aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e o protagonismo das parturientes no processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos da parturição, bem como a diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde sobre estratégias não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto, direcionada a gestantes, baseando-se na simulação como ferramenta de apoio. Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, analisada qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), localizada no município de Caicó-RN. A atividade simulada foi desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população de estudo foi composta por um grupo de sete pessoas, sendo cinco gestantes e duas acompanhantes que atenderam aos critérios estabelecidos no estudo. As gestantes que participaram da atividade mostraram-se colaborativas e engajadas, além de demonstrarem interesse em participar de outras experiências com o uso da simulação, sugerindo ainda temas a serem abordados em futuras atividades. Conclui-se que esta pesquisa proporcionou às gestantes a oportunidade de visitar a EMCM e conhecer, na prática, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor que podem ser utilizados durante o trabalho de parto e que estarão disponíveis na maternidade de referência. Assim, espera-se que este estudo subsidie a realização de outras experiências baseadas em simulação para gestantes, incentivando o parto normal e promovendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.