LEVANTAMENTO DE OPINIAO DOS MEDICOS PRECEPTORES SOBRE
FORMACAO PEDAGOGICA NA RESIDENCIA EM MEDICINA DE FAMILIA E
COMUNIDADE NO INTERIOR DA PARAIBA
Residência de Medicina Família e Comunidade; Preceptoria; Formação Médica.
Propõe-se analisar a opinião dos preceptores quanto a importância de seu papel junto a formação na Residência de Medicina Família e Comunidade do sertão paraibano, com foco nas potencialidades e fragilidades do processo. O estudo, realizado com 14 preceptores do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Prefeitura municipal de Patos com parceria com o Centro Universitário de Patos (PRMFC-PMP/UNIFIP), em 2024, revelou que 92,9% dos participantes consideram o papel do preceptor “muito importante” na formação dos residentes, e 78,6% concordam plenamente que a formação pedagógica específica é essencial para o exercício efetivo das suas funções. Os principais desafios identificados são a falta de tempo (85,7%) e a necessidade de adaptação às diversas necessidades dos residentes (14,3%). Relativamente ao impacto da formação pedagógica, 57,1% dos preceptores apontam um impacto significativo na qualidade do ensino e 42,9% apontam um impacto muito significativo. Os participantes também acreditam que preceptores bem treinados podem influenciar positivamente a decisão dos residentes de seguir uma carreira em Medicina de Família e Comunidade, com 78,6% concordando plenamente. No entanto, apenas 57,1% consideram que a sua contribuição é plenamente reconhecida pela instituição. Estes resultados sublinham a importância crucial da formação pedagógica para melhorar a qualidade do ensino e a satisfação dos preceptores.