O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE COMPETÊNCIAS DA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE EM UM INTERNATO LONGITUDINAL
Educação médica; Medicina de família e comunidade, Atenção Básica
Com a promulgação da Constituição Federal do Brasil de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde, tem-se observado um importante movimento para reordenação da formação médica, com vistas a aproximar o perfil médico das reais necessidades de um sistema público de saúde universal, integral e equânime e que tem por principal eixo estratégico a Atenção Básica. A Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica de excelência para o trabalho na Atenção Básica e, diante as características que definem a sua atuação, tem importante espaço no sentido de reorientar a própria formação médica. A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), instituição do interior do Rio Grande do Norte e comprometida com os princípios da social accountability para orientar a educação médica, investe fortemente em estratégias para formação no e para o SUS, tendo destaque a estruturação de um internato longitudinal: a Vivência Integrada na Comunidade. Esse estudo objetiva a sistematização de conteúdos da Medicina de Família e Comunidade para os módulos Vivência Integrada na Comunidade. Para isso, foi realizado uma pesquisa qualitativa, descritivo e exploratório que se utiliza da pesquisa documental e da implicação da pesquisadora, sob o referencial da análise temática. Para a análise e sistematização do conteúdo, foi realizado a análise de quatro documentos, são eles “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina”, do ano de 2014, o “Projeto Pedagógico do Curso da EMCM”, em sua última versão de 2023, as “Diretrizes para Ensino na Atenção Primária à Saúde na Graduação em Medicina”, 2012, e o “Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade”, do ano de 2014. A análise resultou em três categorias que refletem as estratégias do currículo da instituição para formação médica para a Atenção Básica: (1) A “morfologia” do currículo da EMCM sob a ótica da DCN, (2) as estratégias de formação na Atenção Básica no currículo da EMCM, e, (3) o ensino da EMCM sob a lente da MFC. Percebe-se na análise forte compromisso da instituição com a formação médica voltada para a Atenção Básica e forte alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina do ano de 2014. No entanto, o campo de conhecimento da Medicina de Família e Comunidade ainda segue sendo pouco explorado no currículo. Ao final, essa pesquisa embasa a construção de uma proposta de matriz curricular da Medicina de Família e Comunidade para os módulos VIC