Banca de DEFESA: ANA KARLA NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KARLA NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 28/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Determinação do ponto de corte para os sintomas urinários femininos avaliados pelo Diário Miccional ICIQ- Bladder Diary para discriminar a melhora clínica: Um estudo de acurácia diagnóstica


PALAVRAS-CHAVES:

Incontinência urinária. Sintomas do trato urinário inferior. Saúde da mulher. Avaliação de resultados e processos. Assoalho pélvico. Fisioterapia.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Introdução: Entre as formas de investigação de Incontinência Urinária (IU), o diário miccional (DM) é uma das ferramentas mais utilizada para diagnóstico de sintomas do trato urinário inferior (STUI), podendo ser utilizado por 3 dias. O International Consultation on Incontinece Questionnaire – Bladder Diary (ICIQ- Bladder Diary) é um DM que foi recentemente traduzido e validado para o português Brasil, entretanto ainda não existe na literatura a avalição do ponto de corte dos STUI femininos analisados pelo ICIQ-BD capazes de discriminar melhora clínica. Objetivos: Determinar o ponto de corte para os sintomas urinários femininos avaliados pelo ICIQ-BD para discriminar a melhora clínica. Material e métodos: Estudo multicêntrico, com dados secundários e abordagem metodológica de acurácia diagnóstica. Participaram desta pesquisa mulheres brasileiras, com idade superior a 18 anos, capazes de ler, escrever em português, com queixas de IU nos últimos 3 meses antecedentes a pesquisa e com força dos músculos do assoalho pélvico (MAP) >1 na Escala Modificada de Oxford. Foram excluídas gestantes, puérperas até seis meses após o parto, mulheres com infecção do trato urinário inferior no momento da avaliação, cistite intersticial, neoplasias urogenitais atual ou anterior, doenças neurológicas e que receberam tratamento para disfunção da musculatura do assoalho pélvico nos últimos 3 meses antes da pesquisa e entre a primeira e segunda avaliação. Foram realizadas 3 avaliações, na 1ª responderam a uma anamnese contendo dados sociodemográficos, história ginecológica, obstétrica, hábitos de vida e aos questionários, Questionnaire for Urinary Incontinence Diagnosis (QUID), Incontinence Severity Index (ISI), Escala de Percepção do Efeito Global (EPEG) e ao International Consultation on Incontinence Questionnaire Bladder Diary (ICIQ- Bladder Diary) por 3 dias e foram submetidas a avaliação dos MAP. A 2ª avaliação foi realizada 15 dias após a primeira, responderam novamente ao ICIQ-BD durante 1 dia e em seguida realizaram 8 semanas de treinamento dos MAP. Após realizaram a avaliação final, onde responderam a EPEG e ao ICIQ-BD por 1 dia. Resultados: 50 mulheres concluíram o estudo. A média de idade foi 44,7 (±12,4) anos e IMC de 28,2 (±5,2) kg/m2. A análise da Curva ROC identificou-se que a diminuição de 1 perda urinária (AUC=0,78), 2 micções (AUC=0,9111) a menos por dia e 1 episódio de noctúria (AUC=0,880) a menos é suficiente para voluntária relatar melhora clínica. Conclusão: ICIQ-BD foi capaz de detectar a sensação de melhora clínica relatada pelas voluntárias, sendo que esta discriminação foi boa ao verificar uma diminuição de 1 episódio de noctúria, excelente na diminuição de 2 episódios de micção e moderada na diminuição de 1 episódio de IU.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1892581 - GRASIELA NASCIMENTO CORREIA
Interna - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Externa à Instituição - PATRICIA DRIUSSO
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao