Banca de DEFESA: MARCELA CABRAL DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA CABRAL DE OLIVEIRA
DATA : 19/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
TÍTULO:

PERCEPÇÃO BIOLÓGICA DO MOVIMENTO HUMANO EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem por associação. Movimento biológico. Acidente Vascular Cerebral. Envelhecimento saudável. Análise de falha de equipamento.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

Introdução: Os estudos que tratam sobre o aprendizado por demonstração se baseiam em pesquisas sobre a percepção do movimento biológico (MB). Para estudar a percepção do MB, vem sendo utilizado o método conhecido como animação de pontos-de-luz que preserva as características cinemáticas do movimento humano e oferece informação adequada para o reconhecimento do movimento. Diversos estudos descrevem sistemas e banco de dados que se propõem a verificar a capacidade da percepção biológica do movimento em adultos jovens, porém há escassez de análises em indivíduos com lesões neurológicas e idosos. Objetivos: objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um sistema para análise da percepção biológica do movimento humano em pacientes idosos saudáveis e avaliar se os indivíduos pós-AVC possuem a percepção biológica do movimento prejudicada. Material e Métodos: Trata-se de um estudo piloto e de um estudo experimental transversal, quantitativo, simples cego, com pacientes pós AVC e idosos saudáveis, submetidos à tarefa de percepção. Resultados: O sistema foi desenvolvido para permitir a aquisição de dados, captura e processamento das variáveis (número e tempo de acertos por tarefa, número e tempo total de acertos dados e número de acertos verbais dos participantes). Além disso, o grupo controle apresentou um aumento no número total de acertos nas tarefas, apesar de não haver diferença entre os grupos. O tempo médio de resposta foi diferente entre os grupos nas seguintes tarefas: acenar, andar, chutar, pegar um objeto no chão, sentar e levantar, pedalar e varrer. Essa percepção prejudicada foi mais evidenciada para tarefas envolvendo objetos e parece estar correlacionada com a gravidade do comprometimento sensório-motor desses indivíduos. Conclusão: O sistema desenvolvido atendeu aos objetivos esperados, sendo de baixo custo, de fácil e rápida aplicação, podendo ser utilizado para avaliação da percepção do MB. Além disso, pacientes pós-AVC apresentaram a percepção do MB prejudicado em comparação com idosos saudáveis. Portanto, a implementação de estímulos de pontos-de-luz para análise da percepção do MB parece ser útil na área da reabilitação neurológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716016 - ENIO WALKER AZEVEDO CACHO
Interna - 2682777 - ROBERTA DE OLIVEIRA CACHO
Externa à Instituição - LUCIANE APARECIDA PASCUCCI SANDE DE SOUZA - UFTM
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao