Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN BENDITO FELIX

DISCENTE : JEAN BENDITO FELIX
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Remoto

GO ZIKA GO: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE CARROS DE BRINQUEDO MOTORIZADOS MODIFICADOS PARA A MOBILIDADE DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA (SCZ)

Crianças, Zika, Mobilidade motorizada, intervenção, carros de brinquedo.

INTRODUÇÃO: As características clínicas da Síndrome Congênita do Zika (SCZ) incluem uma série de comprometimentos e atrasos, principalmente, nos aspectos cognitivos e motores, com quadro similar a Paralisia Cerebral (PC). O mau prognóstico no desempenho motor de crianças com SCZ levanta questionamentos sobre as possibilidades de participação dessas crianças no cotidiano. A literatura aponta que a mobilidade motorizada é uma possibilidade viável e eficaz de intervenção para crianças com deficiência motora, com impactos positivos no desenvolvimento geral, mobilidade independente, nas funções corporais, nas atividades e participação. O projeto Go Zika Go foi criado para possibilitar às crianças com SCZ um modelo de intervenção com foco nos resultados de participação, utilizando carros de brinquedos motorizados modificados, buscando testar a viabilidade dessa intervenção. OBJETIVO: Determinar a viabilidade de uma intervenção de mobilidade motorizada para crianças com diagnóstico de SCZ sem prognóstico de deambulação, incluindo aceitabilidade e eficácia preliminar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de viabilidade com métodos mistos, realizada na Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN) com quatros crianças com diagnóstico de SCZ. Para este estudo foram considerados como desfechos primários a aderência, medida pelo comparecimento às sessões de intervenção, a satisfação, medida pelas ferramentas Quebec User Evaluation of Satisfaction with assistive Technology (QUEST) e Questionário de Percepção de Satisfação, e a aprendizagem na mobilidade, classificada pelo Assessment of Learning Powered Mobility (ALP). Os desfechos secundários relacionados ao efeito da intervenção foram o alcance de metas avaliado através da  Goal Attainment Scaling (GAS), a mobilidade e a função social com a Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive-test (PEDI-CAT), e a participação através da Young Children’s Participation and Environment Measure (YC-PEM) ou Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY).A intervenção com os carros modificados teve uma duração de 12 semanas de treinamento e 4 semanas de follow-up, com frequência de três vezes por semana e dosagem de 40 minutos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas para os dados sociodemográficos, classificação motora das crianças, e dados da viabilidade da intervenção (aderência, satisfação e aprendizagem com a ALP). Para explorar preliminarmente os efeitos da intervenção, foram realizadas análises estatísticas paramétricas por meio do teste t-student e estatísticas descritivas considerando os resultados da GAS, PEDI-CAT e YC-PEM/PEM-CY comparando os resultados da linha de base com a semana 12 e a semana 16. RESULTADOS: A idade média das crianças com SCZ incluidas no estudo foi de 4,75 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, 3 classificadas através do Gross Motor Function Classification System (GMFCS) como nível V e uma nível IV. Os resultados mostraram aderência de 75% do tempo total da intervenção, familiares satisfeitos ou muito satisfeitos, e ganhos na aprendizagem do uso dos carros após a intervenção, o que indica que a intervenção Go Zika Go é viável. Também mostrou-se efetiva no alcance das metas estabelecidas com base na GAS. As mudanças nas médias do PEDICAT e resultados de participação não foram estatisticamente significativas. CONCLUSÃO: A intervenção com carros de brinquedo modificados demonstrou ser viável e eficaz para fornecer às crianças com SCZ o alcance de metas, satisfação e aprendizagem de uso do carro modificado. O uso da mobilidade motorizada pode ser considerada uma alternativa viável para crianças com SCZ. Sugere-se o desenvolvimento de ensaios clínicos para explorar o efeito da intervenção nos ganhos funcionais e participação das crianças com SCZ.

Presidente - 2218795 - EGMAR LONGO HULL
Interna - 2966742 - KAROLINNE SOUZA MONTEIRO