Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JULIA FERREIRA RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA JULIA FERREIRA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 13/07/2022
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi

DESEMPENHO DO EQUILÍBRIO DE PACIENTES PÓS AVC EM UMA PLATAFORMA DE JOGO “GAME BALANCE” E A SUA CORRELAÇÃO COM TESTE FUNCIONAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Acidente Vascular Cerebral. Plataforma de jogo. Equilíbrio. Reabilitação Neurológica.

Introdução: Plataformas comerciais são muito utilizadas em pesquisas para avaliar e tratar o déficit de equilíbrio de pacientes pós-AVC. No entanto, elas não trazem uma especificidade necessária para as limitações e/ou compensações que esses pacientes podem apresentar. Também são difíceis de extrair os dados capturados e se questiona sobre a eficácia dessa captura. Objetivo: Desenvolver uma plataforma de jogo '’Game Balance" de baixo custo para análise e treinamento do equilíbrio em pacientes pós-AVC. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo, com uma amostra pareada pela idade, do gênero masculino ou feminino, dividida em grupo 1 (pacientes pós-AVC) e grupo 2 (adultos saudáveis) recrutadas de forma não probabilística por conveniência e intencional através de contato com os pacientes cadastrados na Clínica Escola da FACISA (Santa Cruz/RN) e também de divulgação do estudo através de postagens em redes sociais. Para o projeto piloto, foram recrutados 5 (cinco) indivíduos para direcionar o ajuste e aprimorar a plataforma desenvolvida. Eles informaram as dificuldades e facilidades por meio da System Usability Scale (SUS). Para o projeto com pacientes pós-AVC, na avaliação foram aplicados os testes: Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Functional Ambulation Categories (FAC), The modified Clinical Test of Sensory Interaction and Balance (mCTSIB), National Institute of Health Stroke Scale (NIHSS), Modified Rankin Scale (mRS), Fugl-Meyer Assessment Scale. Os participantes também foram submetidos a 4 (quatro) partidas da ”Game Balance", sendo uma de familiarização e três para análise a partir de uma média do seu desempenho e eles foram questionados pela Intrinsic Motivation Task Evaluation Questionnaire sobre sua experiência com o jogo. Ao final da avaliação, os participantes receberam um relatório em linguagem simples sobre seu desempenho em cada teste e na "Game Balance". A análise estatística se deu por meio da média ou mediana e desvio padrão ou quartis, seguida da análise da correlação pelo coeficiente de Spearman com base na identificação da normalidade ou não dos dados, no software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 com nível de significância de 5%.

Presidente - 1716016 - ENIO WALKER AZEVEDO CACHO
Interna - 2682777 - ROBERTA DE OLIVEIRA CACHO