Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA CABRAL DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLA CABRAL DE OLIVEIRA
DATA : 13/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
TÍTULO:

PERCEPÇÃO BIOLÓGICA DO MOVIMENTO HUMANO EM INDIVÍDUOS APÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E DOENÇA DE PARKINSON


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem por associação. Percepção Visual. Acidente Vascular Cerebral. Doença de Parkinson. Reabilitação Neurológica.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Introdução: Estimular o reaprendizado motor é essencial na reabilitação de pacientes acometidos por distúrbios neurológicos. Teorias propõem que o sistema motor está envolvido na percepção do movimento, portanto, as disfunções nas representações viso-motoras compartilhadas no sistema motor devem levar à percepção prejudicada dos movimentos humanos. Objetivo: Analisar se os indivíduos pós-AVC e indivíduos com DP possuem a percepção biológica do movimento prejudicada. Materiais e Métodos: Caracteriza-se como um estudo experimental transversal, de caráter quantitativo, com avaliador cego. Almeja-se uma amostra de vinte e cinco indivíduos por grupo. Os sujeitos que se enquadrarem nos critérios de inclusão serão selecionados, inseridos na amostra e no Grupo AVC e no Grupo DP. Além disso, serão recrutados indivíduos idosos saudáveis para o Grupo Controle (GC). Todos os participantes serão testados separadamente e iniciarão o teste com uma tarefa de percepção do movimento, seguida da avaliação do tônus muscular pela Escala Modificada de Ashworth, do comprometimento motor pela Escala de Fugl-Meyer (FM), Escala de Hoehn e Yahr (H&Y) e Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS), da sensibilidade pela Avaliação Sensorial de Nottingham, da dominância das mãos pela versão portuguesa do Edinburgh Handedness Inventory (EHI) e da função cognitiva pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Os participantes do GC serão avaliados através do EHI e MEEM. Para a análise estatística será utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (versão 20.0). Será realizado o teste de normalidade a fim de verificar se trata de uma amostra com distribuição normal ou não-normal, definindo dessa forma se serão utilizados Testes Paramétricos ou Não Paramétricos. Para estabelecer significância entre os parâmetros analisados, será observado um valor de p<0,05.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716016 - ENIO WALKER AZEVEDO CACHO
Interna - 2682777 - ROBERTA DE OLIVEIRA CACHO
Externo ao Programa - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 12/07/2021 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao