Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILLE DE SOUZA APOLINÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMILLE DE SOUZA APOLINÁRIO
DATA : 13/07/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/UFRN
TÍTULO:

TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E CONFIABILIDADE DO QUESTIONÁRIO “ PHYSICAL THERAPISTS´PERCEPTIONS OF MOTOR LEARNING (PTP - ML) 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Motora; Avaliação de Processos em Cuidados de Saúde; Reabilitação Neurológica, Reprodutibilidade dos testes. 


PÁGINAS: 48
RESUMO:

Introdução: A aprendizagem motora é caracterizada pela mudança permanente na competência de uma pessoa para desempenhar uma habilidade motora, sendo essencial o emprego de seus princípios na prática clínica. No entanto, há dúvidas quanto ao conhecimento e a aplicação destes princípios por parte dos fisioterapeutas no processo de reabilitação sensório motora. O “Physical Therapists’ Perceptions of Motor Learning (PTP-ML) questionnaire”, foi projetado para avaliar a autoeficácia dos profissionais fisioterapeutas, o uso dos conceitos que regem a aprendizagem motora de forma autorrelatada, e os fatores ambientais que facilitam ou dificultam as estratégias de aprendizagem, sendo necessário para sua utilização no Brasil, a tradução, validação e confiabilidade dele. Objetivo: Realizar a validação e adaptação transcultural e confiabilidade do instrumento “Physical Therapists’ Perceptions of Motor Learning (PTP-ML) questionnaire” para uma versão em Português (Brasil). Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo metodológico para avaliação de propriedades psicométricas da versão traduzida do questionário “PHYSICAL THERAPISTS PERCEPTIONS OF MOTOR LEARNING (PTP - ML)”, seguindo as diretrizes (COSMIN). Com a amostra composta de fisioterapeutas brasileiros que tenham registros ativos em seus conselhos regionais (CREFITO). Para coleta de dados online será usado um questionário online baseado no “PHYSICAL THERAPISTS PERCEPTIONS OF MOTOR LEARNING (PTP - ML)”. O processo de validação e adaptação transcultural será baseado nas seguintes fases: tradução, síntese da tradução, retradução, comitê de especialistas, pré-teste da versão pré final (entrevistas cognitivas), versão pré final (aplicada pelo google forms). Com os resultados dos questionários respondidos por fisioterapeutas do Brasil das mais diversas especialidades reconhecidas pelo COFFITO, será feita a análise das propriedades psicométricas, através de dados quantitativos apresentando dados das medidas de frequência, porcentagem e número absoluto para as variáveis categóricas. Todas as análises serão realizadas utilizando o SPSS software, versão 20.0, o software R versão 3.5.1 e o BioEstat para a análise estatística e construção dos infográficos, analisando a confiabilidade teste-reteste, consistência interna e erro padrão. O índice de confiabilidade será determinados por meio do coeficientes de correlação intraclasse (ICC) com o modelo de concordância ICC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716016 - ENIO WALKER AZEVEDO CACHO
Interna - 2211046 - LUCIEN PERONI GUALDI
Externo ao Programa - 1297190 - ELEAZAR MARINHO DE FREITAS LUCENA
Notícia cadastrada em: 12/07/2021 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao