Banca de DEFESA: TIAGO NOVAIS ROCHA

DISCENTE : TIAGO NOVAIS ROCHA
DATA : 14/08/2020
LOCAL: Videoconferência

O PAPEL DA PARIDADE E DA IDADE MATERNA À PRIMEIRA GESTAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO ENTRE MENARCA PRECOCE E SÍNDROME METABÓLICA EM MULHERES DE MEIA IDADE E IDOSAS

Menarca. Mulheres. Fatores de risco. Síndrome metabólica. Gravidez.

Introdução: A síndrome metabólica (SM) é uma condição frequentemente associada às idades mais avançadas, contudo, sabe-se que ela está associada a fatores presentes nas fases iniciais da vida, como a menarca precoce. Outros fatores como a idade a primeira gravidez e paridade também estão associados ao aumento do risco cardiovascular em mulheres, porém os seus papéis na associação menarca precoce e SM ainda não foram estudados. Objetivo: Analisar a associação entre a menarca precoce e a SM em mulheres de meia-idade e idosas, e verificar se a idade materna a primeira gravidez e a paridade se constituem como variáveis mediadoras. Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico, de caráter transversal, composto por 428 mulheres com idade entre 40 e 80 anos. A idade a primeira gravidez, a paridade e a ocorrência de menarca precoce (≤ 11 anos de idade) foram avaliadas por autorrelato, e a SM foi avaliada utilizando os critérios descritos pelo NCEP ATP III (Hipertensão arterial sistêmica, triglicerídeos elevados, HDL elevado, glicemia em jejum elevada e circunferência da cintura > 88cm). A associação SM e menarca precoce foi avaliada pela análise de regressão logística binária ajustada pelas covariáveis idade, fumo, renda familiar, escolaridade e exercício físico. Já o papel da idade a primeira gravidez e da multiparidade sobre a relação menarca precoce e SM foi avaliado por meio da análise de mediação ajustada pelas mesmas covariáveis. Resultados: Verificou-se uma associação entre a menarca precoce e a SM (OR: 2,262 IC95%: 1,145; 4,465) indicando que o histórico de menarca precoce aumenta em duas vezes a chance de uma mulher de meia-idade e idosa apresentar SM. Por meio da análise de mediação foi possível verificar que a menarca possui um efeito direto significativo sobre a SM (Efeito: 0,8076 IC95%: 0,1070; 1.5082), e dos dois mediadores em potencial, apenas a idade materna à primeira gestação foi um caminho significativo (Efeito: 0,0654 IC: 0,0035; 0,2205). Conclusão: Os resultados dessa pesquisa mostram que há uma associação entre a menarca precoce e a SM e que a idade materna à primeira gestação se constitui como uma variável mediadora dessa associação. Nesse sentido, aja vista que a gravidez em idades mais jovens tende a afetar mais negativamente a saúde da mulher quando comparada a gestação em idade adulta, estratégias em saúde voltadas à população feminina adolescente deverão ser realizadas com o intuito de minorar os efeitos da gravidez na adolescência, bem como a sua prevenção, pois atuariam positivamente no não desenvolvimento da SM em idades futuras.

Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Externo ao Programa - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES
Externa à Instituição - MAYLE ANDRADE MOREIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 27/07/2020 19:03