Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANOEL RICHARDSON AMORIM SOUSA

DATA : 02/06/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

ATLETISMO NO ENSINO MÉDIO BASEADO NO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Ensino de Educação Física, Ensino Médio, Ensino Desenvolvimental, Atletismo no ensino médio, Pensamento Teórico

O ensino desenvolvimental de Davydov, baseado na teoria histórico-cultural de Vigotski e na teoria da atividade de Leontiev tem surgido como uma possibilidade teórico metodológica que pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico em diferentes componentes curriculares e níveis de ensino. O problema desta pesquisa consiste em saber se o ensino desenvolvimental pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir dos conteúdos da educação física e mais especificamente do atletismo. O estudo tem como objetivo analisar os resultados de um experimento didático em uma unidade de ensino de Educação Física no ensino médio baseado na teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov, tendo o atletismo como conteúdo e a partir daí elaborar um produto educacional que proponha ações de ensino baseadas na proposta do Ensino Desenvolvimental em uma unidade de ensino da educação física, com o conteúdo Atletismo. Trata-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental. O estudo foi desenvolvido com uma amostra de 30 participantes, estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Após preencherem o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e os responsáveis preencheram o termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os mesmos participaram da realização de um experimento didático tendo o atletismo como conteúdo, utilizando os preceitos da teoria da atividade de estudo, baseada na solução de problemas, para cumprir as tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante as 8 aulas. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados e interpretados tendo como referência os objetivos propostos e os pressupostos teóricos do ensino desenvolvimental. Após a aplicação do experimento será confeccionado um produto educacional na forma de uma unidade didática que poderá ser utilizado por outros professores.

Presidente - 1803456 - TADEU JOAO RIBEIRO BAPTISTA
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA