Banca de DEFESA: ISRAEL DE ARAÚJO DANTAS

DISCENTE : ISRAEL DE ARAÚJO DANTAS
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Sala 06 - DEF

VIVÊNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS: UMA ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO NAS AULASDE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Física Escolar. Jogos Cooperativos. Inclusão

Este trabalho tem como tema a Vivência dos Jogos Cooperativos aplicada a Educação Física Escolar. Considerando a baixa adesão dos alunos nas aulas de Educação Física sobretudo quando chegam nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual a exclusão se torna ainda mais perceptível seja pelo motivo do aluno não seguir um padrão de movimento esperado pelas técnicas esportivas na Educação Física, ou dificuldade de se socializar com os demais da turma. Tem como questão de estudo como a vivência dos jogos cooperativos pode contribuir para a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental, independentemente de suas habilidades motoras? Para efetivar esse estudo elaboramos como objetivo geral vivenciar as possibilidades de aplicação dos Jogos Cooperativos como estratégia metodológicas de inclusão no ensino na Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental e especificando o estudo os seguintes objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos cooperativos e as situações de exclusão presentes nas aulas de Educação Física; aplicar uma unidade de ensino sobre os jogos cooperativos e semi-cooperativos em duas turmas de 7º ano, visando sensibilizar os alunos quanto aos princípios de inclusão; construir e aplicar uma gincana cooperativa entre as duas turmas, de forma coletiva, nos quais os princípios da inclusão estejam presentes, apresentando os significados dessa experiência pessoal de inclusão para cada participante. Como referencial teórico desenvolvemos os seguintes itens Educação, Escola e Educação Física Escolar, O processo de inclusão na Educação Física escolar e a abordagem cooperativa de ensino e os Jogos Cooperativos. Como aspectos metodológicos optamos pela pesquisa participantes, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental anos finais da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho com 41 alunos no total, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados dois questionários com questões abertas, um no início e outro no final da unidade de ensino, aplicação de uma unidade didática. Como considerações finais a visão de inclusão é vista como beleza, como um sentimento harmônico, além da amizade que a inclusão possibilita. Já o conceito de exclusão, na visão dos alunos, implica em ficar de fora do jogo, ou por ter sido excluído por parte do grupo ou pela própria dinâmica do professor, que as vezes leva a insatisfação dos alunos. Algumas características dos Jogos Cooperativos se apresentaram como a alegria de jogar sem se preocupar com o resultado, reforçando a ideia, que esses jogos buscam a superação de desafios, e a satisfação em poder participar. O sentimento de acolhimento, de alegria substituindo a tristeza, a sensação de que ninguém e melhor do que ninguém, a compreensão da importância de trabalhar em grupo, e que todos aprendem no seu tempo.

Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Externo à Instituição - LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA - IFRN