Banca de DEFESA: PATRÍCIO JÚNIOR DA SILVA XAVIER

DISCENTE : PATRÍCIO JÚNIOR DA SILVA XAVIER
DATA : 09/06/2023
LOCAL: Meet

O FUTEBOL DA ESCOLA: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio

Palavras-chave: futebol; educação física escolar; concepção crítico-
emancipatória.

O presente trabalho abordou como tema o futebol, tendo como objetivo geral – desenvolver e avaliar uma proposta de aula (unidade didática) com o conteúdo futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. E teve como objetivos específicos: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN - Brasil, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: o diário de campo e questionário. Dessa forma, os dados foram apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se pudesse apontar os limites e as possibilidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, por meio da análise dos resultados (questionários avaliativos – diagnóstico e final –, e intervenção pedagógica), foi constatado na unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.

Presidente - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interna - 3220202 - RUBIANE GIOVANI FONSECA
Externo à Instituição - BRUNO MEDEIROS ROLDAO DE ARAUJO - UFCG