Banca de DEFESA: EDILSON MEDEIROS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILSON MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 29/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência - DEF/UFRN
TÍTULO:

Metodologia de ensino do futsal na educação física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão


PALAVRAS-CHAVES:

Futsal. Educação Física. Jogos táticos.



PÁGINAS: 150
RESUMO:

O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Os jogos táticos por compreensão são um destes possíveis métodos de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo analisar a aplicação de uma proposta de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como um relato reflexivo de caráter quali-quantitativo e de natureza descritiva. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) e b) diário de campo do professor. Foram ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a Rede Estadual de ensino do Ceará. A amostra foi composta por 26 alunos regularmente matriculados no referido ano. Com relação a aplicação da proposta de ensino, constatou-se que esta requer do docente um elevado nível de organização, conhecimento e adaptação para desenvolver o conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão dos alunos, pois a intervenção do professor foi extremamente necessária. No que se refere ao nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões, verificou-se que os estudantes apresentaram um baixo nível de conhecimento inicial que foi elevado de maneira significativa após a intervenção proposta, pois a Turma A elevou 23% do conhecimento e a Turma B 22%. Em referência a participação dos alunos, estes demonstraram satisfação, entusiasmo e grande comprometimento na resolução dos jogos táticos, demonstrando insatisfação quando as aulas acabaram. Conclui-se que a proposta de ensino foi muito bem aceita pelos estudantes e elevou de maneira significativa o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisões no futsal dos alunos investigados.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - EDUARDO VINICIUS MOTA E SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 14/05/2020 15:45
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