Banca de DEFESA: LUCIANO HEBERT DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANO HEBERT DE LIMA SILVA
DATA : 29/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: DEF/UFRN
TÍTULO:

A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE UM CAPOEIRISTA PROFESSOR


PALAVRAS-CHAVES:

Capoeira. Educação Física Escolar. Ensino Fundamental


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Neste estudo trazemos da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das nossas experiências vividas na capoeira, registradas na narrativa de formação deste capoeirista professor. E quando associadas aos novos saberes construídos na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da capoeira com crianças, na Educação Física escolar. Como objetivo geral, definimos revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para a inclusão deste conteúdo na Educação Física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializarmos nosso estudo sobre capoeira, estamos contribuindo com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos. Com o título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos” expusemos os dados coletados do professor capoeirista investigado em uma síntese entre as experiências vividas na capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Isso possibilitou um novo olhar para o ensino desta arte bela, porém complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola. Dessa forma, apresentamos uma possibilidade metodológica para se trabalhar com a capoeira nas aulas de Educação Física escolar, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, resultado das nossas experiências dentro do universo capoeirístico e da academia. Por fim, compreendemos que conseguimos revelar quais elementos pedagógicos, empíricos e acadêmicos, fizeram parte da formação do professor investigado, contribuindo para a elaboração de uma possibilidade metodológica, de fácil aplicabilidade, utilizando a capoeira como conteúdo da Educação Física escolar, que se caracteriza pelo uso de jogos e brincadeiras contextualizados com seus aspectos históricos e culturais. Possibilitamos, enfim, a partir do conceito da “volta do mundo” na capoeiragem, trazer um conteúdo da cultura popular e patrimônio nacional para o chão da escola, resgatando a história do negro escravizado na construção de uma das suas manifestações: a capoeira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Externo à Instituição - HERALDO SIMÕES FERREIRA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO
Notícia cadastrada em: 27/04/2020 15:55
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