Banca de DEFESA: MARCELO PAIVA DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARCELO PAIVA DO NASCIMENTO
DATA : 27/04/2020
LOCAL: Sala de Aula 8 - DEF

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: VIVENCIANDO O CONTEÚDO LUTAS NA ESCOLA

Educação Física; Ensino Médio; Componente curricular; Lutas;

A Educação Física, enquanto componente curricular sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Acreditamos que a prática pedagógica inovadora é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo é relatar a experiência de uma prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio com o conteúdo Jogos de Lutas, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribui para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de  dois questionários e registros de um diário de campo. A metodologia da pesquisa qualitativa foi escolhida  por esta proporcionar a oportunidade de investigar a própria prática, incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Além disso, o relato de experiência oportunizou colher a opinião dos alunos de forma categorizada, abrangendo aspectos objetivos e subjetivos. Analisamos que 45% dos alunos relataram chegar ao Ensino médio sem nunca ter tido acesso ao conteúdo Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação as outras, servindo apenas como um momento de distração para o aluno do Ensino Médio. Após as intervenções percebemos uma mudança na percepção da disciplina através  dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento através de uma prática pedagógica inovadora pode proporcionar uma  leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram o conteúdo satisfatoriamente de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar a Educação Física enquanto componente curricular, pois  através da ludicidade e criatividade , tivemos uma adesão muito forte às aulas, e que o aspecto da prática pela prática foi superado quando os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do conteúdo, levando-nos a aferir também que a suposta supressão da disciplina no currículo balizada pelo novo ordenamento legal do Ensino Médio não se justifica se essa for bem planejada e alinhada ao plano político-pedagógico da escola, propiciando ao alunos dessa etapa uma participação mais efetiva nas aulas, através de debates e de outros recursos pedagógicos diversificados, contrariando o histórico de seletividade e acriticidade de sua prática tradicional.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI