Banca de DEFESA: EUGÊNIA MARIA GREGORIO PEREIRA

DATA : 24/04/2020
LOCAL: DEF/UFRN

NOS PASSOS DA DANÇA:

uma experiência pedagógica com dança

no ensino médio em uma escola militar

Ensino. Dança. Educação Física.

Seja por questões pessoais como preferências e habilidades ou por questões de formação inicial, na atualidade o que vemos e lemos sobre a realidade da Educação Física Escolar é ainda o uso massivo, e às vezes quase exclusivo, dos esportes, sejam no formato de pequenos ou grandes jogos, ou até mesmo no modelo tradicional competitivo. Este projeto desenvolveu uma proposta metodológica do trabalho com o conteúdo dança e foi realizada com turmas do ensino médio em uma escola militar do ensino básico do estado do Ceará, com o objetivo de identificar possibilidades metodológicas e pedagógicas na utilização do conteúdo dança nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e construir coletivamente com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática Dança. A pesquisa foi realizada durante as aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, cujas aulas acontecem à tarde, no turno o qual os alunos estão matriculados e tem duração de 45 minutos. Os instrumentos foram: a) plano de ação: composto pelo planejamento de 10 encontros para construção e realização da proposta; b) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; c) questionário sobre a vivência/experiência dos alunos com a dança, dentro e fora do ambiente escolar; d) diário de campo dos alunos, a ser preenchido após cada ação desta pesquisa; e) questionário sobre as vivências/experiências dos alunos com a dança na ação desenvolvida. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, cujo parecer é de nº 3.479.896, datada de 01 de agosto de 2019. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos. Os resultados foram descritos a analisados como um estudo de caso, a partir da observação da professora-pesquisadora e acrescido dos relatos dos diários de campo dos discentes. A intervenção atingiu seu objetivo de construir coletivamente com os discentes uma proposta de desenvolvimento do conteúdo dança, com aulas teórico-práticas, com a participação efetiva dos discentes e com a culminância em um dia de apresentações coletivas onde todas as turmas da mesma série puderam interagir. Com o universo de possibilidades para o desenvolvimento do conteúdo dança, este relato serve principalmente para compreensão da necessidade, potencialidade e riqueza desse conteúdo para integrar as diversas manifestações da cultura corporal presentes nas aulas de Educação Física Escolar e assim, incentivar os primeiros passos de muitos outros docentes no ritmo da dança.

Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - IFRN