Banca de DEFESA: JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA

DISCENTE : JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA
DATA : 05/03/2020
LOCAL: Sala 06 - Def/UFRN

Desenvolvimento da Unidade Temática Jogo em Duas Realidades Escolares Diferentes

Jogo, Educação Física, Escola

O esporte, o jogo, a ginástica, a dança, a luta, dentre outras, são manifestações corporais presentes na sociedade, e que a Educação Física se apropria como conteúdo na sua prática pedagógica na escola. Nesse sentido, trazemos o jogo enquanto conteúdo e estratégia pedagógica, mas nosso foco principal é discorrer sobre as diferentes nuances (espaços, materiais, planejamento participativo, protagonismo do aluno, desenvolvimento da unidade temática, entre outros) de duas unidades escolares diferentes, que, por si só, demandam uma série de fatores distintos que tem grande relevância de serem discutidos, a saber: realidade geográfica, social, econômica, municípios, organizações internas, culturas, bem como fatores a serem conhecidos a partir desta pesquisa. Fatores esses que estão presentes na vida de muitos professores que dividem sua trajetória docente em mais de uma escola. A presente pesquisa buscou, a partir de um relato de intervenção, analisar o desenvolvimento da unidade temática jogo em duas escolas de Ensino Fundamental II. Os resultados apontam semelhanças e diferenças entre ambas às escolas. Como fatores potenciais, destacamos o planejamento participativo, a utilização de diferentes espaços dentro e fora da escola, a confecção de alguns materiais utilizados e diferentes formas de avaliação. Como fatores limitantes, identificamos as limitações de espaço, como a quadra descoberta, algumas problemáticas identificadas como a indisciplina e o afastamento de alguns alunos nas aulas. Esses processos fazem parte da Educação Física escolar e tem em sua discussão grande relevância para a área.

Presidente - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS