Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS LEIVA DA SILVA NERY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS LEIVA DA SILVA NERY
DATA : 14/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: DEF/UFRN
TÍTULO:

FAZENDO HISTÓRIA E VENCENDO PRECONCEITOS:

UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA COM O FUTSAL PARA MENINAS


PALAVRAS-CHAVES:

Futsal para Meninas. Escola Pública. Formação de Professor.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

Motivados por tratar as questões de gênero na prática esportiva, que há muito tempo se constituem como uma das problemáticas da Educação Física Escolar, e partindo de nossa prática cotidiana como professor de Educação Física e de Futebol na escola, buscaremos desvelar atitudes de preconceito e discriminação sofridas pelas meninas que jogam futebol dentro de um contexto educativo. O objetivo geral dessa pesquisa se concentrou em revelar e discutir aspectos de gênero e preconceito na inclusão do futebol para meninas de uma escola pública, com base nas narrativas de alunas participantes de uma equipe de futsal escolar; nas observações do professor em jogos e treinos da equipe assim como, na influência da qualificação profissional do professor, no seu olhar investigativo e no enfrentamento das questões de gênero no esporte escolar. Nossa opção metodológica contempla a conjugação de dois tipos de pesquisa: a participante, envolvendo as alunas do presente estudo, e a narrativa docente, considerando a trajetória formativa do professor-pesquisador. As duas opções metodológicas, dentro de um paradigma qualitativo, exigem dados subjetivos de significados e sentidos próprios, de um fazer-prático, de suas narrativas e de seus olhares. Nossa amostra será composta por 9 (nove) alunas que atendam aos critérios de inclusão como participantes neste estudo. Os dados serão coletados através de entrevista temática e de observação participante, durante o ano de 2019. Entrelaçaremos as narrativas das alunas com o percurso formativo do professor, na tentativa de compreender a construção de seus saberes, a partir de suas experiências docentes na escola, transcritas em sua narrativa. Nosso interesse em estudar e compreender as histórias de meninas que jogam futebol na escola corrobora com o intuito de tornar audível as vozes e o protagonismo femininos, muitas vezes, silenciados nos contextos esportivo e educativo. Pesquisas envolvendo a mulher no esporte, mais precisamente no esporte escolar, podem contribuir para uma mudança social e para que outros profissionais da Educação Física se aventurarem no campo dos estudos do gênero e dos esportes e se sensibilizem para tornar a prática de mulheres em esportes, predominantemente masculinos, mais democrática e distante de posicionamentos segregadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348064 - ELIZABETH JATOBA BEZERRA TINOCO
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Externa à Instituição - PAULA NUNES CHAVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/10/2019 10:44
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