Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO PAIVA DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARCELO PAIVA DO NASCIMENTO
DATA : 11/10/2019
LOCAL: SALA 8 - DEF

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A NOVA LEGISLAÇÃO

Componente curricular, Educação Física, Ensino Médio.

O Ensino Médio, caracterizado pela etapa da vida acadêmica que prepara o jovem para a entrada no mercado de trabalho, como também para o nível superior, tem sido ao longo dos anos um recorte da educação brasileira alvo de discussões em relação aos seus resultados apresentados, principalmente no que tange às avaliações externas. Tendo em vista o enfoque da criação da BNCC e do “novo” Ensino Médio, como mais uma tentativa de reformular essa etapa de ensino, definimos como urgente problematizar essas mudanças no chão da escola, fazendo uso de um dos seus componentes curriculares, a Educação Física. Devido ao histórico dessa disciplina ter atendido a interesses diversos das classes dominantes e por conta de muita desinformação, ela ficou estigmatizada como uma área pouco valorizada, devido em grande parte a práticas pedagógicas que não a justificaram como um componente curricular, ou seja, uma mera atividade no currículo do aluno. Com esse escopo apresentado e tendo em vista o enfoque da criação da BNCC e do “novo” Ensino Médio, que traz alterações significativas para os componentes curriculares, inclusive a Educação Física como itinerário formativo da área de linguagens, se faz necessário uma prática pedagógica que ajude a desvelar junto aos alunos o verdadeiro papel da Educação Física na escola, que é tematizar criticamente as práticas corporais da cultura de movimento.O objetivo da pesquisa é discutir uma prática pedagógica da Educação Física no Ensino Médio, buscando um diálogo com os aspectos curriculares constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a nova legislação. Tendo em vista a realidade apresentada, esse trabalho propõe uma intervenção pedagógica baseada na pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com temáticas consideradas importantes para a disciplina no Ensino Médio, no intuito de aferir a importância a qual os alunos a encaram no cotidiano. Utilizando um diário de campo e entrevista como procedimentos metodológicos, aferimos resultados preliminares que demonstram que o aluno valoriza a disciplina se ela for bem articulada com uma prática pedagógica inovadora, sendo assim possível afirmar que a Educação Física precisa ser problematizada para ocupar seu lugar em tempo e espaço na educação brasileira.

Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS