A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DA NARRATIVA DE FORMAÇÃO DE UM CAPOEIRISTA PROFESSOR
Capoeira. Educação Física Escolar. Formação de Professor.
Neste estudo pretendemos trazer da memória, na perspectiva do método autobiográfico, a revisitação das nossas experiências vividas na capoeira, registradas na narrativa de formação deste professor capoeirista. E quando associadas aos novos saberes construído na academia, fundamenta a prática pedagógica no ensino da capoeira com crianças, na educação Física escolar. Como objetivo geral definimos revelar através da história de vida temática de um capoeirista professor, a partir da sua formação e prática docente, elementos pedagógicos para a inclusão deste conteúdo na Educação Física escolar, nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, ao socializarmos nosso estudo sobre capoeira, estamos contribuindo com a formação dos professores da área, apresentando um saber sistematizado que poderá contribuir com um conteúdo da cultura popular que nem sempre faz parte dos currículos acadêmicos. Com este título, “Revisitando a minha entrada na roda: experiências e confluências dos saberes da prática com os saberes acadêmicos”, alguns dados já se anunciam, em uma síntese entre as experiências vividas na capoeira e a busca por novos conhecimentos acadêmicos. Estes possibilitaram um novo olhar para o ensino desta arte bela, mas complexa, que precisa de elementos pedagógicos adequados e simplificados ao perfil de crianças, na escola.