MARKET TIMING E CRIAÇÃO DE VALOR PARA O ACIONISTA SOB A PERSPECTIVA DA RETENÇÃO DE CAIXA
Market Timing. Retenção de Caixa. Criação de Valor.
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a relação entre a retenção de caixa e a criação de valor para os acionistas das empresas que praticam market timing no mercado acionário brasileiro. A amostra do estudo consistiu em 108 empresas não financeiras listadas na [B]³ que realizaram IPO entre 2004 e 2017, segregadas em dois grupos, timers e non-timers de mercado. No total, 202 IPO’s ocorreram no decorrer do período delimitado, ademais, o comportamento do caixa foi analisado durante os oito trimestres subsequentes aos IPO’s, resultando em 864 observações. Para atingir o objetivo, foram propostos dois modelos econométricos, um para cada hipótese formulada, e o método de análise de dados utilizado foi a regressão em painel dinâmico com estimadores GMM-Sys de um estágio (BLUNDELL; BOND, 1998). Os dados financeiros, necessários para os cálculos das variáveis que compuseram os modelos econométricos, foram coletados por meio da base Thomson Reuters Eikon®. As evidências da estimação do Modelo I confirmaram a primeira hipótese, ou seja: timers de mercado retêm mais caixa que non-timers. Por sua vez, as evidências da estimação do Modelo II rejeitaram a segunda hipótese, isto é: não há relação positiva entre retenção de caixa e criação de valor para os acionistas das empresas timers de mercado. Assim, apesar de reter mais caixa que os non-timers, as empresas que praticam market timing no mercado acionário brasileiro apresentaram redução do valor criado para os acionistas.
É possível inferir que tal resultado derive do alto custo de oportunidade do caixa ocioso, pois, como o market timing trata-se de uma prática oportunista, os gestores não têm destinação imediata para o recurso constituído. Ademais, à luz da retenção de caixa, pode-se explicar o resultado obtido pelo motivo de agência (JENSEN; MECKLING, 1976). Os achados deste estudo sugerem que o market timing não logra êxito enquanto política financeira de criação devalor, além disso, corroboram o trabalho de Babenko, Tserlukevich e Wan (2020), cuja
conclusão é que o market timing aumenta o preço das ações à custa dos próprios acionistas.