Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN PABLO CANDIDO DANTAS SILVA

DISCENTE : JOHN PABLO CANDIDO DANTAS SILVA
DATA : 20/08/2019
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

O VALUE RELEVANCE DOS ATIVOS INTANGÍVEIS E DOS NON-GAAP EARNINGS: EVIDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

Ativos Intangíveis. Non-GAAP earnings. Value relevance. EBITDA.

Os ativos intangíveis vêm ganhando cada vez mais destaque nos âmbitos acadêmico e corporativo. É de suma importância a compreensãopor parte dos gestores e investidores do seu papel como integrante do sistema de criação de valor da organização (LEV; DAUM, 2004), bem como sustentabilidade, competitividade e diferencial estratégico para as empresas (VILLALONGA, 2004; EHIE; OLIBE, 2010; BHATIA; AGGARWAL, 2016). Paralelamente, osnon-GAAP earningsdivulgadas pelos gestores em press release têm ganhado destaque em relação aos GAAP earnings, em virtude da perda contínua da relevância das informações financeiras elaboradas sob os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (LEV, 2018), sob o argumento de maior informatividade dos non-GAAPearnings ao excluir dos lucros itens não recorrentes (DICHEV; TANG, 2008).Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o value relevance dos ativos intangíveis e a medida alternativa de non-GAAP earnings EBITDA em comparação às divulgações GAAP (lucro líquido) das empresas listadas na [B]³ - Brasil, Bolsa, Balcão, no período de 2010 a 2018. Escolheu-se a métrica EBITDA, calculada conforme a Instrução CVM 527/2012, pela ocasião de ter sido a medida non-GAAP mais divulgada pelas empresas brasileiras (KPMG, 2016).  Os dados da pesquisa serão coletados através da base de dados Bloomberg® e das demonstrações financeiras padronizadas arquivadas no site da CVM, a variável EBITDA será coletada nos press release divulgados pelas empresas.Foram excluídas do estudo, as companhias que compõem o setor financeiro, devido às diferenças na composição de suas operações, regulamentação dos relatórios financeiros, características específicas do setor (MACHADO; MACEDO; MACHADO, 2015; DUARTE; GIRÃO; PAULO, 2017). Para atingir o objetivo proposto, será feito um comparativo entre Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), método mais utilizado em pesquisas de value relevance, e a Regressão Quantílica (RQ), suportada pelo argumento de que esta técnica possa mitigar alguns problemas empíricos comuns presentes nas estimações em MQO (DUARTE; GIRÃO; PAULO, 2017).

Interno - 1561014 - ADILSON DE LIMA TAVARES
Presidente - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA