Banca de DEFESA: CARITSA SCARTATY MOREIRA

FATORES QUE DETERMINAM A IDENTIFICAÇÃO DE
RED FLAGS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DE FRAUDES CONTÁBEIS NO
CONTEXTO BRASILEIRO

Red flags. Fraudes contábeis. Auditoria e perícia contábil.

Red flags são entendidos como sinais, pressões situacionais, oportunidades ou características organizacionais ou de comportamento que podem indicar a existência de fraude, sinalizando, que algo irregular aconteceu, está, ou poderá acontecer naquele ambiente. Conhecer red flags e suas características pode ajudar na prevenção e combate à ocorrência de fraudes. Nesse sentido, o estudo objetivou verificar como se dá o processo de identificação de red flags pelos profissionais contábeis brasileiros no contexto investigativo de fraudes. Para tanto, adaptou-se um instrumento de coleta de dados proposto por Murcia (2007), considerando, ainda, questões relacionadas à perícia contábil. Com metodologia qualitativa, e com característica exploratória, a pesquisa foi operacionalizada por meio da sistematização de variáveis por análise fatorial, e a identificação de dimensões relevantes envolvendo questões sobre a estrutura e ambiente das organizações, setores de atuação, gestores, situação econômico-financeira, relatórios contábeis, auditoria e perícia contábil. Os resultados revelam que algumas características podem funcionar como facilitadoras no processo de identificação de red flags. Identificaram-se variações dessa percepção em relação ao gênero e experiência profissional, destacando-se que mulheres e profissionais em início de carreira atribuem maior importância às bandeiras vermelhas. Como principais contribuições do estudo tem-se a formação da nova estrutura de red flags que poderá ser utilizada por profissionais contábeis e por outros usuários da informação contábil para a identificação de ambiente fraudulento, podendo ser utilizada em futuras pesquisas para verificação da probabilidade de ocorrência dos indicativos de fraudes mais relevantes em um determinado negócio ou entidade.

Presidente - 2314118 - ERIVAN FERREIRA BORGES
Interno - 1149555 - SEVERINO CESARIO DE LIMA