Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO FRANCISCO MALHEIRO

DATA : 10/10/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

FATORES EXPLICATIVOS DA EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL

Avaliação de desempenho, efetividade, gestão pública, políticas públicas

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar fatores explicativos da efetividade da gestão municipal, a partir do Índice de Efetividade (IEGM), elaborado pelos Tribunais de Contas Brasileiros. O estudo utiliza a abordagem quantitativa com o método empírico-analítico. Os dados dos 4.265 municípios analisados foram coletados nos sítios eletrônicos do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Federal de Administração (CFA), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os resultados revelaram como fatores explicativos da efetividade da gestão pública municipal: escolaridade (nível superior completo, pós-graduação lato sensu e stricto sensu) e experiência política do gestor; maior PIB per capita e receita própria do município; menores níveis de concentração de renda (índice GINI); porte e localização do município. Como principais conclusões, verifica-se que as cidades administradas por gestores com melhores níveis de escolaridade e com experiência política, bem como aquelas com maior percentual de receita própria aumentam a probabilidade de melhorar a efetividade da gestão pública municipal. Como principal contribuição do estudo tem-se o avanço da literatura acerca da avaliação de desempenho no setor público no que se refere ao critério de efetividade da gestão pública municipal.

Presidente - 1714440 - MAURICIO CORREA DA SILVA
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS HIPÓLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 09/10/2018 08:55