UM ESTUDO SOBRE O USO DO LIFE CYCLE CANVAS NO ENGAJAMENTO DE EQUIPES DE PROJETO À LUZ DA TEORIA DE DEMANDAS E RECURSOS DO TRABALHO
Gestão visual de projetos; Life Cycle Canvas; engajamento no trabalho; JD-R Theory.
O objetivo central desta tese é verificar se o uso do modelo de gestão visual Life Cycle Canvas (LCC®) promove o engajamento de equipes de projeto à luz da Teoria de Demandas e Recursos do Trabalho (JD-R Theory). Para tanto, será utilizada a Análise de Equações Estruturais em conjunto com a JD-R Theory como suporte teórico e metodológico para tal análise. Segundo a JD-R, as demandas do trabalho são os principais preditores de problemas como o burnout e problemas de saúde psicossomáticos. Por outro lado, os recursos pessoais e do trabalho de modo geral, são os preditores mais importantes da satisfação, da motivação e do engajamento no trabalho (Bakker & Demerouti, 2014). Considerando que a equipe do projeto possui altas demandas, trabalham sob pressão, gerenciam conflitos, lidam com altos níveis de estresse e dependem de diversos recursos para alcançar o êxito, este trabalho procura debater a tese de que os benefícios proporcionados pela utilização do modelo de gestão visual LCC para o gerenciamento de projetos contribui para a promoção de recursos pessoais e do trabalho o que, por conseguinte, promovem o engajamento da equipe no projeto.