TRANSIENT COMPETITIVE ADVANTAGE MODEL (TCAM): UM MODELO PARA ANÁLISE DA CONJUNTURA DE EMPRESAS NO CONTEXTO DE VANTAGENS COMPETITIVAS TRANSITÓRIAS
Vantagem competitiva; Vantagem competitiva transitória; Novo manual da
estratégia; Transient Competitive Advantage Model (TCAM).
Uma característica proeminente da economia de hoje é a consistência da mudança rápida. Contudo,
muitas das ideias em estratégia vêm de uma época em que as coisas eram mais estáveis, o que tem
contribuído para que o pensamento permaneça enraizado em uma era de inércia e estabilidade.
Nesse contexto, McGrath (2013b) propõe uma nova perspectiva que se baseia na ideia da vantagem
competitiva transitória, ou seja, envolve a adoção de práticas que se adaptem a ambientes em que as
vantagens vêm e vão, assim como propõe um novo manual da estratégia, que permite que práticas
mais maleáveis possam vir à tona. No entanto, apesar do conceito de vantagem competitiva
transitória ser um marco no novo cenário competitivo, trata-se de uma teoria ainda em seus
primeiros passos, assim como carece de uma abordagem prática que facilite sua disseminação.
Dessa forma, na medida em que ainda não existem meios de se analisar essas ideias na prática,
tornando-as de fato uma contribuição às organizações, o presente estudo tem como objetivo propor
um modelo para analisar a conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas
transitórias. Para isso, será realizada uma pesquisa exploratória, de caráter aplicado, conduzido de
acordo com a abordagem qualitativa. Em termos operacionais, a pesquisa cumprirá as seguintes
fases: revisão teórica; elaboração do modelo preliminar - submetido à avaliação por meio de pré-
teste; elaboração do modelo final; e aplicação prática através de estudo de casos múltiplos. Como
resultado preliminar, após a fase de revisão teórica, foi elaborado o Transient Competitive
Advantage Model (TCAM), representando os principais elementos que fundamentam a competição
no cenário de vantagens competitivas transitórias.