COMPETIÇÃO ESPACIAL NO MERCADO DE REVENDA DA GASOLINA: UMA ANÁLISE NAS PRINCIPAIS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE.
Mercado de Revenda da Gasolina. Competição Espacial. Preço Médio.
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre preço médio com a concentração nos mercados (municípios) do estado do Rio Grande do Norte, faz-se uso de uma ferramenta pouco aplicada para o mercado brasileiro que é o modelo econométrico espacial. Para tanto, foi utilizada uma base que contém dados de todos os postos das principais cidades do estado do Rio Grande do Norte e inclui 144 observações referentes a postos. Modelos teóricos predizem a relação entre o número de competidores num mercado e o preço médio; estes modelos teóricos, compreendem: os de competição monopolística de Perloff e Salop (1985), e os de search-theoretic, de Carlson e McAfee (1983) e de Varian (1980). Os resultados empíricos mostraram que uma maior densidade dentro de um espaço geográfico está associada a um preço médio mais baixo, convergindo assim, com o modelo de competição monopolística e com o search-theoretic de Carlson e McAfee (1983). Os parâmetros estimados pouco variaram com inclusão/exclusão de variáveis controles, mostrando a robustez dos mesmos.