PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO NA UFCA: CONSTRUÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO COM BALANCED SCORECARD
Apoio pedagógico; PNAES; Balanced Scorecard.
O presente projeto tem como objetivo elaborar o mapa estratégico do apoio pedagógico da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFCA utilizando a ferramenta Balanced Scorecard (BSC). Para isso, estudou-se documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025; o Relatório de Gestão da Pró-reitoria para o levantamento de informações do setor. Essa análise auxiliou na elaboração do diagnóstico inicial desta pesquisa, apresentando aspectos relevantes do setor pedagógico da instituição pesquisada que evidenciaram a necessidade da intervenção. Para a elaboração do artefato, este estudo aplicou a metodologia do Design Science Research e para o desenvolvimento e testagem do modelo proposto, a abordagem do Design Thinking. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, esta pesquisa possuiu por base um questionário estruturado e um grupo focal. A partir da análise dos dados, elaborou a matriz SWOT, a árvore de problemas, o mapa estratégico e o plano de ações, com apresentação à equipe para validação. Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria da eficiência nos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos.