A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR-GESTOR SOBRE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
gestão por competências, professor-gestor, desenvolvimento de competências gerenciais, capacitação.
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal emerge em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoal a partir do modelo de competências na formulação de seus planos de capacitação. Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a percepção do professor-gestor sobre a relevância da capacitação e desenvolvimento de competências gerenciais na sua atuação enquanto gestor na UFRN. A metodologia quali-quantitativa combina pesquisa aplicada, descritiva, e levantamento de campo (survey), utilizando a análise de conteúdo e a estatística descritiva e inferencial para a análise dos resultados. Para a coleta de dados utilizou-se o método de grupo focal e questionário on-line. Os resultados da análise de conteúdo permitiram identificar que a forma como os docentes desenvolvem suas competências ao assumirem cargos de gestão acontece na prática, na vivência do dia a dia, pois existem competências que não podem ser desenvolvidas a partir de capacitações, sendo estas mais efetivas para desenvolver competências técnicas e operacionais. Já os resultados estatísticos apontaram que apesar de professores-gestores terem realizado algum curso de capacitação, esse curso pode não ter influenciado seu desempenho como gestor. Na percepção do professor-gestor, os efeitos/impactos da capacitação, em termos de desenvolvimento de competências gerenciais, ainda não são percebidos na prática.