UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA EM DUAS ESCOLAS DA CREDE 19
Projeto Professor Diretor de Turma; coordenador escolar; implementação de política pública.
Na busca por atender a demanda de matrículas de novos alunos no Ensino Médio, bem como agindo em prol da melhoria dos indicativos na educação, nos anos 2000, no estado cearense, houve a implantação de uma quantidade significativa de políticas e ações públicas voltadas ao setor educacional. O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) despontou nesse período, mais precisamente em 2008, com o objetivo de combater grandes preocupações desafiadoras no Ensino Médio: a baixa proficiência em Português e Matemática, a evasão e os baixos índices de fluxo escolar. É nesse contexto que esta pesquisa tem como objetivo estudar e refletir sobre o trabalho de acompanhamento do coordenador no PPDT em duas escolas da CREDE 19, com a intenção de verificar de que forma o trabalho desenvolvido pelo coordenador implica no processo de implementação do PPDT. Desse modo, os objetivos específicos desse trabalho são: (i) analisar o trabalho do coordenador pedagógico no acompanhamento do PPDT, por meio da observação participante e da análise dos dados e indicadores históricos das duas escolas pesquisadas; (ii) traçar uma análise descritiva das duas escolas da CREDE 19, a partir da aplicação, registro e análise de questionários e entrevistas a serem feitas aos coordenadores e professores DT; de forma a (iii) compreender e descrev er as implicações da atuação do Coordenador para a implementação dessa política nas escolas. Para atingir tais objetivos, acionam-se aqui os procedimentos metodológicos de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários sobre o tema para os Professores Diretores de Turma das escolas pesquisadas, bem como o uso de entrevistas aos coordenadores, responsáveis por acompanhar o PPDT nessas instituições. Assim, serão analisados dois contextos escolares, verificando se há semelhanças e em que se diferem, de forma a compreender as implicações do acompanhamento pedagógico para o processo de implementação da política.