A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE INFRAESTRUTURA PARA A QUALIDADE ACADÊMICA: um estudo avaliativo no CCSA/UFRN
Serviços Educacionais; Gestão da Infraestrutura; Qualidade Acadêmica.
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da gestão da infraestrutura para a qualidade dos serviços de educação, ofertados pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2003 a 2023. Essa avaliação será realizada a partir da apresentação dos principais serviços educacionais ofertados pelo CCSA seus indicadores de qualidade acadêmica; da identificação das práticas de gestão adotadas pelo CCSA na área da infraestrutura; da verificação das contribuições das práticas de gestão da infraestrutura para a qualidade acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação; e, por fim, do diagnóstico das barreiras enfrentadas pela gestão da infraestrutura para a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia empregada se baseia na pesquisa exploratória-
descritiva; emprego da coleta de dados primários e secundários, com o uso das entrevistas e pesquisa documental; e para análise de dados utilizando a técnica de análise de conteúdo. Tem-se a expectativa de que análise dos dados à luz do referencial teórico, possa-se confirmar o pressuposto de que as práticas de gestão de infraestrutura influenciam na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação do CCSA/UFRN, e também recomendar
ações a serem adotadas para minimizar as barreiras diagnosticadas, evidenciando a perspectiva aplicada da pesquisa a ser realizada.