GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA UFRN: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR-GESTOR SOBRE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
gestão de pessoas; gestão por competências, professor-gestor, competências gerenciais.
A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal emerge em 2006 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional de pessoal a partir do modelo de competências na formulação de seus planos de capacitação. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a percepção do professor-gestor sobre a capacitação e suas implicações no desenvolvimento de competências gerenciais. O referencial teórico aborda a evolução da Gestão de Pessoas e da Gestão por Competências no Setor Público Brasileiro, bem como o papel e os desafios do professor-gestor em Instituições Federais de Ensino Superior no contexto de atividades gerenciais e da GPC. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza exploratória e descritiva. Na coleta de dados será utilizado o método de focus group, cujas sessões serão gravadas em áudio, transcritas e cujos relatos serão analisados com base na técnica de análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Para ampliar a representatividade, uma segunda etapa de coleta de dados se dará por meio de questionário aplicado aos professores-gestores da UFRN com o objetivo de avaliar os graus de concordância e influência da capacitação no desenvolvimento de competências gerenciais. Os dados coletados por meio do questionário serão consolidados por meio de estatística descritiva.