MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO: UM ESTUDO COM OS SERVIDORES TÉCNICOADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA.
motivação; teoria da expectativa; técnico-administrativo em educação
Esta pesquisa objetiva analisar a motivação para o trabalho dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da identificação do seu Escore Geral de Motivação (EGM) e dos fatores que a impulsionam e restringem. Compreendeu-se a motivação como processo relacionado ao contexto de trabalho, à luz da Teoria da Expectativa de Vroom. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter descritivo, de natureza quantitativa, realizada através de survey. A mensuração do construto será realizada pela aplicação da Medida de Motivação para Trabalhar (MMT), desenvolvida por Queiroga (2009). A coleta de dados será efetivada através do envio de um questionário estruturado online, do GoogleDocs, para os e-mails institucional da população-alvo da pesquisa (297 TAEs ativos, da UFCA), durante os meses de maio e junho de 2022. Dos resultados que serão obtidos, espera-se configurar a motivação para o trabalho dos TAEs da UFCA, a partir da identificação da valência, expectativa e instrumentalidade conferida por esses servidores aos resultados esperados pelo seu trabalho.